Edital visa ensinar o estudante a escrever matérias sobre pesquisas científicas, contribuindo, assim, para a popularização da ciência no estado
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lança o edital Bahia Faz Ciência: Primeiros Passos no Jornalismo Científico. A proposta do projeto é incentivar a divulgação dos avanços e descobertas realizados pela ciência e fomentar a criação de conteúdo jornalístico dedicado à divulgação científica.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (25) e encerram no dia 2 de outubro. O edital visa ensinar o estudante a escrever matérias sobre pesquisas científicas, contribuindo, assim, para a popularização da ciência no estado. Os participantes terão acompanhamento durante toda produção do texto, desde a elaboração da pauta até a entrega do material final.
Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados no curso de jornalismo de qualquer instituição, pública ou privada, da Bahia, e estar cursando entre o 3º e o 8º semestres. Inscreva-se em: https://bit.ly/45DAPc6.
O secretário da pasta, André Joazeiro, ressalta que essas iniciativas são fundamentais para motivar estudantes de jornalismo a se envolverem na cobertura de assuntos científicos.
“Nosso intuito é mostrar aos futuros jornalistas a importância das pautas científicas, oferecendo técnicas para que produzam boas matérias sobre o campo da ciência. Popularizar a ciência também passa pela formação de jornalistas científicos. Na outra ponta, como Secti, buscamos uma transformação cultural que comece desde a infância, perpassando pelo ensino fundamental, médio e, finalmente, na universidade, mostrando aos nossos jovens que eles também podem ser cientistas.”
Para Roberta Piancó, estudante do 4° semestre e participante da primeira edição do Edital, a prática com a escrita científica contribuiu para seu desenvolvimento profissional. “Minha experiência foi maravilhosa, tornando meu conhecimento significativo. Os alunos têm a oportunidade de aplicar de maneira clara e direcionada os conceitos aprendidos em suas disciplinas e os pesquisadores são beneficiados através da propagação das suas pesquisas”.
O Edital completo pode ser acessado na guia Bahia Faz Ciência do site www.secti.ba.gov.br.