Reconhecimento nacional destaca atuação da secretária baiana na promoção da igualdade racial e dos direitos humanos

Na manhã desta terça-feira (27), Ângela Guimarães, atual titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia – SEPROMI será condecorada com a Ordem de Rio Branco no grau de Oficial, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Governo do Brasil. Marcada para às 11h, no Palácio Itamaraty, em Brasília, a homenagem reconhece trajetórias de destaque na defesa da justiça social, da equidade racial e dos direitos humanos e será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ângela Guimarães é baiana, socióloga e militante histórica do movimento negro e feminista. Com anos de atuação em frentes voltadas à promoção da igualdade racial, da equidade de gênero e dos direitos das populações tradicionais, Ângela já presidiu a União de Negras e Negros pela Igualdade – UNEGRO e integrou a equipe Secretaria Nacional de Juventude, no Governo Dilma Rousseff (2011-2016).
Como titular da SEPROMI, Ângela Guimarães tem conduzido ações estratégicas de valorização das identidades étnico-raciais, enfrentamento ao racismo e fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais, em todo o Estado da Bahia. Sua gestão é marcada pelo diálogo com movimentos sociais e pela formulação de políticas públicas inclusivas e estruturantes.
“Me sinto honrada em servir ao meu país e ao nosso povo e caminho com muita consciência da responsabilidade que essa condecoração representa. É um reconhecimento que compartilho com todas e todos que seguem na luta por uma sociedade mais justa, plural e antirracista. Anseio que me oxigena e mantém firme no contínuo desafio de construir políticas públicas que caibam todo o povo negro, indígena, os povos e as comunidades tradicionais”, declarou a homenageada.
A cerimônia de entrega da Ordem de Rio Branco contará com a presença de autoridades dos três poderes, representantes de embaixadas, movimentos sociais e convidados.