Usina que fica instalada no Rio Madeira é a quarta maior do país e responsável por cerca de 4% do consumo nacional de energia em época de cheia
A Usina de Santo Antônio, em Porto Velho (RO), foi desligada neste domingo (1º), por conta da seca na Amazônia. Essa é a primeira vez que a hidrelétrica é desativada devido à falta de chuvas. As informações são do portal Metrópoles.
A usina, que fica instalada no Rio Madeira, é a quarta maior do país e responsável por cerca de 4% do consumo nacional de energia em época de cheia. Porém, em períodos de escassez de chuva na Região Norte, a contribuição da Santo Antônio para a geração de eletricidade no país é menor.
“A Santo Antônio Energia, em reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, aproximadamente 50% abaixo da média histórica, interrompeu excepcionalmente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)“, informa comunicado da usina, publicado nesta segunda-feira (2).
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou um comunicado hoje confirmando a interrupção da Santo Antônio e sublinhou que “o abastecimento de energia em todo país está garantido.”
A geração de energia da hidrelétrica depende da quantidade de água (vazão) que passa pela calha do rio para gerar energia. Logo, a estrutura precisa uma vazão máxima e mínima para que as turbinas operem.