Obra de arte ficará exposta na Praça Cairú, no Comércio
Depois das comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, a prefeitura de Salvador vai promover outra homenagem para uma das personagens da Independência do Brasil na Bahia.
A capital baiana ganhará uma escultura de Maria Felipa, a informação foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (7).
O contrato realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), confirmou que a artista Nadia Taquary irá confeccionar a obra, que será instalada na Praça Visconde de Cairu, no Comércio. A contratação ocorreu através da inexigibilidade de licitação.
A vigência do contrato será de 90 dias, com prazo de execução da peça em 60 dias. O valor total pago pelo executivo municipal será de R$ 160 mil, com o contrato sendo assinado por Fernando Guerreiro, presidente da FGM. A empresa contratada foi a Thais Medrado Darze LTDA, local onde a artista trabalha de forma exclusiva.
Símbolo de resistência
A história conta que Maria Felipa liderou um grupo de cerca de 40 mulheres contra a tropa de soldados portugueses que estavam preparados para invadir Salvador, através do mar.
Depois de distrair os soldados e castigá-los com surra de cansanção, a tropa feminina liderada por Maria Felipa, ateou fogo nas embarcações portuguesas e impediram a queda de Salvador, contribuindo para a vitória da Bahia nas lutas pela Independência.




