Capital baiana ocupa a 4ª posição entre as cidades que mais criaram postos de trabalho no Brasil; setor de Serviços puxou o crescimento

Foto: Bruno Concha
A economia de Salvador encerrou o ano de 2025 com um desempenho de destaque no cenário nacional. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a capital baiana registrou um saldo positivo de 30.441 novos postos de trabalho formal (com carteira assinada).
O resultado coloca a cidade na liderança absoluta entre as capitais do Nordeste e como a 4ª maior geradora de vagas entre todas as 27 capitais brasileiras. O volume representa 32% de todo o saldo de empregos criado no estado da Bahia no período.
Setores em alta
Todas as atividades econômicas registraram saldo positivo na cidade, com o setor de Serviços sendo o grande responsável pelo impulsionamento, criando 23.261 novas vagas. O ranking setorial segue com:
- Serviços: +23.261 postos
- Construção Civil: +4.290 postos
- Indústria: +2.227 postos
- Comércio: +604 postos
Com esse desempenho, o estoque total de trabalhadores com carteira assinada na capital alcançou a marca de 696.934 pessoas.
Avaliação da gestão
Para o prefeito Bruno Reis, os números refletem um ciclo de confiança na economia local. “Sempre digo que o maior programa social de qualquer governo é a geração de emprego e renda. Quando a economia gira, quando o empreendedor se sente seguro para investir e quando o trabalhador encontra oportunidade, nós avançamos no combate às desigualdades”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, atribui o sucesso a um mix de investimento em infraestrutura e capacitação. “Não se gera emprego sem confiança, e Salvador hoje é um porto seguro para o investidor. O destaque no Caged é fruto dos nossos investimentos maciços em qualificação profissional, por meio de programas como o ‘Treinar para Empregar’”, analisou.
Ocupação geral
Além do emprego formal, a pesquisa aponta que a população ocupada total em Salvador (incluindo informais) chegou a quase 1,3 milhão de pessoas. Isso representa um aumento de 55 mil ocupados em relação ao mesmo período de 2024, elevando o nível de ocupação da cidade de 55,7% para 58,1%.



