Embasa realizará manutenção a partir das 3h do próximo dia 5

Salvador e outras 12 cidades baianas ficarão sem água na próxima terça-feira (5). A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou nota informando que a suspensão generalizada do serviço será em razão de uma grande operação de manutenção e melhoria.
A interrupção da transmissão de água está prevista para as 3h, quando cerca de 500 profissionais, distribuídos em 50 equipes, realizarão serviços na captação de água de Pedra do Cavalo, em estações de tratamento, reservatórios e em diversos pontos da rede distribuidora.
Além da capital baiana, serão afetados os seguintes municípios:
Lauro de Freitas;
Simões Filho;
Candeias;
São Francisco do Conde;
Madre de Deus;
Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha);
Santo Amaro;
Saubara;
Terra Nova;
Coração de Maria;
Conceição do Jacuípe;
E Amélia Rodrigues.
Diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Joana Rolemberg diz que a ação foi planejada e “tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras”.
Além de intervenções necessárias na captação da barragem de Pedra do Cavalo, as frentes de trabalho estarão trabalhando em serviços como:
Ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano;
Melhorias nos equipamentos de bombeamento que captam água em Pedra do Cavalo e Joanes 2;
Substituição de equipamentos como válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias (ETA Principal);
E revisão das instalações elétricas em equipamentos e limpeza e revisão geral das estruturas, dentre outros.
A previsão é que essa grande operação seja concluída na noite do mesmo dia (5), quando o abastecimento de água começará a ser regularizado na área afetada.
Em comunicado, a Embasa explica que o retorno acontece de forma gradual por conta da necessidade de reiniciar a captação, tratamento e distribuição de água até que haja pressão suficiente para alcançar os pontos mais altos e distantes da rede.
Por conta do processo, alguns imóveis podem ter o fornecimento normalizado em até 48 horas após a retomada, por isso, é importante que os moradores reservem água suficiente para o uso econômico nesse período.
Nesse período, a Embasa também disponibilizará abastecimento alternativo por carro-pipa, mediante solicitação pelos seus canais de atendimento ao cliente, com prioridade para hospitais e demais unidades de saúde.



