...

Portal UMBU

Sabor e celebração: Saiba onde comer caruru de graça em Salvador

Foto: Reprodução/Papo de Galo

Declarado Patrimônio Imaterial da Bahia em setembro passado, o caruru é uma das tradições mais populares e saborosas do estado. A iguaria, conhecida como Caruru de São Cosme e São Damião, dos Ibejis, de promessa ou de sete meninos, carrega em sua preparação séculos de história e simbologia.

A celebração homenageia, ao mesmo tempo, os santos Cosme e Damião, no catolicismo, e os Ibejis, orixás-criança representados por gêmeos nas religiões afro-brasileiras. Embora não sejam as mesmas entidades, ambas tradições se encontram na valorização das dualidades e da infância, especialmente no dia 27 de setembro, dedicado a esses cultos.

O prato é feito à base de quiabo cortado, camarão seco e azeite de dendê. Na tradição de matriz africana, primeiro se oferece a comida aos orixás e, em seguida, sete crianças são escolhidas para sentarem em roda e comerem o caruru antes de todos os demais convidados. Somente após elas terminarem é que os outros podem se servir. É desse costume que nasce o nome caruru de sete meninos.

Carurus dos Erês, Ilê Omo Omi Ejá Asé Barú | Foto: Reprodução

A disposição da “mesa dos Erês” também obedece a um princípio ritual. Quando a casa é regida por um orixá masculino (oboró), a roda deve ter cinco meninos e duas meninas; já quando é regida por uma orixá feminina (iabá), inverte-se a ordem: cinco meninas e dois meninos. Essa inversão reforça o respeito às crianças nessa data, em contraste à hierarquia tradicional do Candomblé, em que os mais velhos são servidos primeiro.

Além do caruru, as casas de axé também enchem a celebração de doces e brinquedos para os Erês. Após as oferendas, eles ganham espaço próprio na festa, cantando, brincando entre si e interagindo com as crianças presentes no barracão.

Se você ainda não recebeu convites para um caruru, não se preocupe, ainda há tempo de marcar presença nos espaços que servirão o prato de maneira gratuita entre hoje (26) e sábado (27), dia de celebração de São Cosme e Damião e os Ibejis. Confira:

Barraca do Chapéu de Couro – Mercado das Sete Portas

Data e horário: Sexta-feira, 25 de setembro – 12h30, distribuição por ordem de chegada (serve até 700 pessoas)

Local: Mercado das Sete Portas – Praça 1º de Maio, Box 82. Barbalho, Salvador.

Terreiro Onzo Kawungemy – Estrada da Liberdade

Quando: Sexta-feira, 26 de setembro – 18h

Local: Estrada da Liberdade, 554. Liberdade, Salvador.

Galo de Diumbanda – Pela Porco

Celebração de 22 anos do Galo de Diumbanda – Caruru feito com 30 mil quiabos

Com apresentações de: Diumbanda, Samba Trator, Swing do Fora, Banda Raça Pura, Jorgito Guimarães, Jota Zô, Jeanpierre, Um Lance Só, Banda Kfune, Samba Comunidade, além de atração surpresa e a participação especial das Garotas Pintadas e Show Beleza.

Quando: Sábado, 27 de setembro – 19h

Local: Comunidade Pela Porco, Sete Portas

Píer da Feira de São Joaquim

Caruru com 10 mil quiabos

Com apresentações de: Samba Trator, Swing do Fora e Eduardinho Fora da Mídia.

Quando: Sábado, 27 de setembro, às 15h

Onde: Píer da Feira de São Joaquim

Entrada gratuita

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo