...

Portal UMBU

Revolução feminina no pagodão: vocalistas mulheres ganham espaço na música baiana

Foi constatado aumento de 30% no número de pessoas que conhecem bandas de pagode baiano que têm mulheres como vocalistas

Foto: Divulgação.

Em 2024, foi constatado um aumento de 30% no número de pessoas que conhecem bandas de pagode baiano que têm mulheres como vocalistas, em relação a 2019.

Esse é um dos resultados apresentados no relatório da pesquisa “Mulheres no Pagodão”, lançado no site da Pagode Por Elas, com o objetivo de mensurar o desenvolvimento da missão da plataforma de construir a nova década do Pagodão”.

“Este relatório é um lançamento importantíssimo porque é a constatação da revolução do Pagode Por Elas. Um movimento provocado pelas ações e produtos que viemos desenvolvendo com as artistas, desde o surgimento da plataforma. Em 2019, quando estávamos apenas pesquisando o mercado, em 2021, após o lançamento da minissérie Pagodão: A Cena Por Elas, e agora em 2024, depois da realização do primeiro Festival de Pagodão com line-up composta apenas por mulheres, o Festival Pagode Por Elas”, afirmou a CEO da Pagode Por Elas, Joyce Melo.

Pagode Por Elas (PPE) é uma plataforma de conteúdo e projetos voltada às mulheres do pagodão, em especial às vocalistas, mas também dançarinas, back-dances e o público que, por mais de 20 anos, esperou essa revolução acontecer.

“Sendo o primeiro estudo realizado pela PPE, ainda em 2019, a pesquisa científica Transformações provocadas pela presença de mulheres vocalistas na cena do pagode baiano, já identificava que não faltavam mulheres buscando espaço, mas sim, oportunidades, registro e visibilidade para as suas carreiras. Dessa forma, em 2019, identificamos apenas 09 mulheres vocalistas de pagode baiano. Em 2021, dois anos depois, já tínhamos mais do que o dobro de mulheres, hoje já são cerca de 30 mapeadas”, destaca Beatriz Almeida, gerente de projetos da plataforma.

Os dados levantados no primeiro ano de pesquisa demonstraram que mais de 50% das pessoas não conheciam mulheres vocalistas no pagode; e 49,3% gostariam de consumir cantoras, mas nunca tinham ouvido.

Fonte: Jornal Massa

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo