“Festival Resiste Quingoma: Titulação Já!” acontece no dia 24 de novembro e inclui música, desfile afro, dança e debates
Em um canto de resistência, onde a ancestralidade pulsa a cada passo, o Quilombo Quingoma convida o público para uma jornada vibrante! No dia 24 de novembro, a partir das 9h, o ‘Festival Resiste Quingoma: Titulação Já!’ abre as portas para um dia inteiro com muita música, dança, desfile afro, oficinas e debates para celebrar a cultura quilombola e exigir a titulação do território. O Festival é para todas as idades!
O Quilombo Quingoma é mais do que uma comunidade, é a história viva da resistência negra no Brasil. Um território ancestral que, desde 1569, acolhe um povo e preserva uma mata sagrada com muita garra e resistência. Frente aos mais diversos ataques que vem recebendo em seu território, a comunidade convida a todos para celebrar essa história e fortalecer essa luta histórica no ‘Festival Resiste Quingoma: Titulação Já!’.
Uma explosão de cultura e resistência
Prepare-se para um dia inesquecível! A programação vai te levar por uma jornada musical com grandes artistas, além de oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas que celebram a diversidade cultural do Quilombo.
O festival começa com o pré-lançamento do documentário “Art of Resistance”, seguido de uma mesa de boas-vindas, com a presença de importantes lideranças quilombolas do Quilombo Pitanga dos Palmares e do Quilombo Tororó; e representantes do grupo Geografar, Etnicidades e SEPROMI, será um espaço de debate e reflexão sobre a importância da titulação dos territórios quilombolas e a defesa de seus direitos.
Dando continuidade a programação, haverá o desfile mais aguardado do ano: o projeto Ya Bahia na Moda Afro, desenvolvido pelas mulheres do Quingoma, onde apresentarão sua coleção de moda afro para 2024. Além disso, terá a abertura da Cozinha Comunitária Tertuliana, onde as 100 primeiras pessoas receberão um prato de feijoada gratuito!
A tarde será um show à parte! O Samba de Roda Renascer, o Estilo da Viola e a banda Mukambu embalam a festa, enquanto as crianças se divertem com pintura corporal. À noite, a programação fica ainda melhor, com a Batalha de Rima Conhecimento, reunindo artistas do rap local que somam na luta quilombola. Entre as atrações, o público poderá apreciar intervenções poéticas.
Apenas a união faz a força e o Quilombo Quingoma não está sozinho nessa luta. A articulação com outros quilombos, aldeias e movimentos sociais é fundamental para fortalecer a resistência e conquistar nossos direitos coletivos.
No dia 24 de novembro, o Quilombo Quingoma te espera para celebrar a cultura e a força de um povo que não se cala. Venha resistir junto com a gente contribuir na luta pela titulação já, porque a arte é a nossa maior arma!
Programação:
● 9:00h: Pré Lançamento do documentário Art of Resistance
● 9h30hàs11:00h: Mesa de Boas Vindas: “Quingoma Resiste, Titulação já!” com representantes do Quilombo Pitanga dos Palmares, Quilombo Tororó, Geografar, Etnicidades e SEPROMI
● 11:00h às 13:00h: Desfile Ya Bahia Moda Afro- Coleção 2024
● 13:00h às 14:00h: Ajeum- Feijoada para as primeiras 100 pessoas Lançamento da Cozinha Comunitária Tertuliana
● 13:00h às 14:00h: Samba de Roda Renascer do Quingoma
● 14:00h às 14:20h: Troca de palco / Intervenção Poética
● 14:20h às 15:20h: Estilo da Viola
● 15:20h às 15:40h: Troca de palco / Intervenção Poética
● 15:40h às 17:00h: Show da banda Mukambu- Palco principal
● 17:00h às 17:20h: Troca de palco / Intervenção Poética
● 17:20h às 19:30h: Batalha de Rima Conhecimento
● 19:30h às 20:00h: Intervenção Poética/ Encerramento
Programação para crianças:
14:00h às 15:00: Oficina de pintura artística
Serviço
Oque? Festival Resiste Quingoma: Titulação Já!
Quando? Dia 24 de novembro, a partir das 9h.
Onde? No coração do Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas (no campo ao lado
da Casa do Samba- Espaço Cultural Vovó Romana)
Quanto? Gratuito
*Texto produzido por Patrícia Bernardes Sousa, jornalista e mobilizadora de Projetos de Impacto Social na Bahia.