A programação musical gratuita inclui diversos artistas, garantindo que os amantes do forró dancem a noite toda em vários pontos da cidade

Os festejos de São João em Salvador começaram, oferecendo aos moradores e turistas a chance de aproveitar o melhor da época junina. Com diversas opções gratuitas, o ‘Sanju’ promete agradar a todos, com shows ao ar livre e programações em museus.
A programação musical gratuita inclui vários artistas, garantindo que os amantes do forró dancem a noite toda em diferentes pontos da cidade. Além dos shows, a agenda também oferece atividades gratuitas em museus.
O Portal Umbu reuniu uma lista de atrações gratuitas para facilitar o planejamento do São João confira:
Programação de shows:
O São João da Bahia, evento promovido pelo Governo do Estado, já tem=ve início nesta quinta-feira (13) e segue até sábado (15), com uma mega estrutura no Parque de Exposições, na Av. Paralela, e uma grade de shows pra lá de especial. Os portões abrem às 17h e às 18h o primeiro artista sobe ao palco.
Os shows voltam a acontecer de 21 a 24 de junho, e depois de 28 de junho a 2 de julho.
Neste sábado (15), o “Arraiadunzinho: O Nordeste é a África!” vai fazer o público entrar no arrasta-pé. Com início previsto para 14h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, o evento será gratuito.
O ‘Pelô’ também será palco para shows entre os dias 21 e 24 de junho. O largos do Pelourinho, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’Água, além da Praça Tereza Batista e da Sala de Reboco, no Terreiro de Jesus, virarão palco para apresentações de artistas
Sem parar por aí, o Subúrbio, em Paripe, terá shows entre os dias 21 e 24 de junho.
Arraiá dA Lapa:
Por outro lado, para quem não deseja se ‘jogar’ na multidão dos shows, o Shopping Center Lapa promete uma programação voltada para o São João durante todo o mês de junho. O Arraiá do Lapa acontece na Praça de Eventos, do 1° piso, de segundo a sábado, seguindo o horário de funcionamento do centro de compras.
O público, que for para o Arraiá do Lapa, irá encontrar música, barraquinhas, danças, comidas típicas e artesanato. Além de painéis interativos, espaços instagramáveis, atividades e atrações para todos os gostos e idades. A programação será encerrada no dia 29 de junho.
Museu e arte:
Se engana quem pensa que o mês de junho é somente para os apaixonados em São João, os Museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), prepararam uma programação dedicada à arte e à cultura.
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), irá realizar o Cine Indoor, nesta sexta-feira (14), que irá apresentar AxSx xAxLxTxO (2023), um filme-poesia dirigido por Alex Coléman e estrelado por Winne Leão e Thiago Evangelista.
Quem for ao MAC no sábado (15), poderá participar da visita guiada pelo Circuito MAC Bahia, a partir das 16h. Para o domingo (16), os visitantes poderão iniciar o dia desfrutando do Amanhecer no MAC, com uma aula de yoga, às 8h, ministrada pela professora Carla Dantas. Em seguida, às 10h, a programação será voltada para as crianças, com artação musical e ateliê artístico da dupla Cantarolou, comandada por Lore Sampaio e Mari Viveiros.
O MAC está funcionando das 10h às 20h. Aos domingos, a programação começa normalmente às 8h, no Amanhecer no MAC.
Seguindo pelo caminho da arte, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), está aberto para visitação até o dia 28 de julho, com espaços do Pátio Central, Casarão (Térreo e 1º piso), Capela e Galeria 3, com obras que exploram as complexidades e urgências do mundo contemporâneo.
Além disso, os visitantes que forem ao MAM também poderão explorar a “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi”, um espaço expositivo permanente dedicado ao legado da renomada arquiteta. No Espaço Solar, uma linha do tempo com dados históricos do Solar do Unhão e a Livraria Caramurê estão à disposição dos visitantes. O MAM também apresenta uma mostra dos trabalhos das Oficinas de Xilogravura, feitas por alunos que frequentaram o curso recentemente.
Para quem deseja aprender a técnica de Xilo, as inscrições para o ‘Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia’ estão abertas com o curso de ‘Processos Criativos na Xilogravura’. As vagas são limitadas e podem ser realizadas através de um link na Bio do Instagram do MAM (@bahiamam ), até o dia 14 de junho.
No sábado (15), das 9h às 13h, o MAM sediará a “Oficina de Desenho no MAM”, com Olga Gomes, uma atividade que se estenderá até julho e já conta com uma turma fechada de alunos. Além desta programação, o MAM também conta com o “CINE MAM”, um projeto independente de exibição de filmes.