Ação é idealizada pela Wilson Sons e será realizada pelos atores Jorge Washington e Luciana Souza e o cantor Dão Black

De 4 de julho a 22 de agosto, serão realizadas oficinas de Música e Teatro na Feira de São Joaquim, em Salvador, com o projeto Vozes da Feira, idealizado pela Wilson Sons, um dos principais operadores de logística portuária e marítima do país.
As formações serão destinadas, exclusivamente, aos feirantes e seus ajudantes, às quartas e sextas-feiras, no Píer, e serão ministradas pelo ator e diretor teatral Jorge Washington, a atriz e diretora Luciana Souza e o cantor, compositor e instrumentista, Dão Black.
Realizado em um espaço reconhecido pela presença de inúmeras manifestações culturais, o projeto Vozes da Feira também destinará ao público palestra sobre representatividade ao longo da programação. Os feirantes serão selecionados a partir de inscrição gratuita presencial, na Feira, e online, e terão ajuda de custo para sua participação. Por sua importância cultural, a Feira de São Joaquim pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, mediante Projeto de Lei que segue em apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia.
“A Feira de São Joaquim é um patrimônio vivo, pulsante com as histórias e a energia de seus feirantes. O ‘Vozes da Feira’ chega para somar, oferecendo um palco para que essas vozes se manifestem também através da música e do teatro, promovendo um intercâmbio enriquecedor e celebrando a cultura que emana deste espaço tão significativo para Salvador”, afirma Adriana Medeiros, Supervisora de Marketing e Especialista em ESG do Tecon Salvador, unidade da Wilson Sons.
Luciana Souza é atriz, diretora teatral, pesquisadora e professora, com atuação no ensino de artes cênicas decoloniais. Co-fundadora do Bando de Teatro Olodum, tem em sua trajetória, nove prêmios de melhor atuação pelo filme “Inabitável”, participação nos filmes “Ó Paí, Ó”, “Bacurau”, “Revolta dos Búzios”, dentre outros. Junto ao também ator, diretor e co-fundador do Bando, Jorge Washington, vão apresentar aos feirantes inscritos técnicas teatrais diversa.
“A Feira de São Joaquim é um território com um potencial cultural muito forte. Ali há expressões diversas da nossa religiosidade, gastronomia, da nossa arte afro-brasileira, além das pessoas, em sua maioria, senão a totalidade, de feirantes negros e negras, oriundos de bairros periféricos da cidade. Essas formações vêm para ampliar seus universos, mostrar que a arte também pode fazer parte de seu dia a dia, da transformação pessoal de cada um”, diz Jorge Washington.
Música:
Reconhecido por sua versatilidade e referências à Black Music, o cantor, compositor e instrumentista Dão Black vai preparar uma Oficina de Música que pretende unir diversos estilos e gêneros. Com uma trajetória que remonta aos anos 2000, Dão é hoje um dos maiores expoentes da música preta baiana. Sua carreira é marcada pela inovação, pela autenticidade e por apresentações que encantam tanto dentro quanto fora da Bahia.
A Aula Inaugural do projeto Vozes da Feira será aberta ao público, no Píer da Feira de São Joaquim, dia 4 de julho, às 16h. Após as aulas, em agosto e setembro, os alunos e alunas farão Mostras Artísticas resultantes das oficinas, em apresentações também abertas, em São Joaquim. A primeira será no dia 25 de agosto – Dia do Feirante.
Conhece algum feirante de São Joaquim?
Link de inscrição: http://bit.ly/oficinavozesdafeira
SERVIÇO
O que: Projeto Vozes da Feira – Oficinas de Música e Teatro
Quando: a partir de 4 de julho, aulas quartas e sextas-feiras | Aula Inaugural aberta ao público geral: 4 de julho, 16h
Onde: Feira de São Joaquim (Av. Eng. Oscar Pontes – Comércio)
Acesso das oficinas: exclusivo para feirantes da Feira de São Joaquim e seus ajudantes