...

Portal UMBU

Programa Esporte sem Racismo é apresentado pelo MIR à CBF

Foto: Andressa Almeida/MIR

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, apresentou ao novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, o Programa Esporte sem Racismo, desenvolvido pela pasta. A reunião aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (11).

Em março, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério do Esporte (MEsp) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para intensificar o combate ao racismo no esporte em todo o país. A parceria prevê uma série de ações para conscientização, formação e monitoramento da discriminação racial no ambiente esportivo, abrangendo desde atletas e torcedores até entidades esportivas.

“Combater o racismo no esporte é uma prioridade. Ampliar a parceria para incluir a CBF é uma forma de avançar na garantia de ambientes esportivos pautados pela igualdade e pelo respeito, sendo espaços seguros e acolhedores para todos”, afirmou a ministra.

Além do trabalho conjunto com o MEsp, o MIR fez uma parceria com a Conmebol, e, conforme destacou a ministra, está à disposição para firmar novas parcerias que possam atuar de maneira firme no combate ao racismo no esporte.

“Recebemos muitas denúncias e avançamos na construção do diálogo das categorias de base”, pontuou a ministra sobre a forma de trabalho de escuta ativa praticada no Ministério.

“A gente devolve é com o trabalho, trabalhamos com respostas e estamos focados em fazer. Essa luta é importante dentro e fora de campo. Tudo que foi positivo da gestão anterior queremos dar continuidade e iremos encampar a luta contra o racismo, vamos trabalhar juntos”, colocou o presidente da CBF, que foi eleito no último dia 25 de maio.

Durante a conversa, o assessor Especial da ministra, Rafael Centeno, detalhou algumas das ações apresentadas pela gestora, indicando que uma das possibilidades de trabalho conjunto que se conecta com as atribuições da CBF, é o aprimoramento e o fortalecimento de mecanismos de coibição do racismo.

“Nós temos trabalhado nesse sentido com a FIFA [Federação Internacional de Futebol Associação], que recentemente teve uma postura de fortalecer esses mecanismos, e vemos uma possibilidade de ampliar esse trabalho com a CBF”, explicou.

O chefe da Assessoria Internacional, Igor Trabuco, lembrou que o Ministério, ao firmar as parcerias, tem acompanhado de perto as iniciativas. “Após a reunião com a Conmebol, por exemplo, já enviamos uma carta para que possamos acompanhar os desdobramentos”, disse, se referindo a possibilidade de uma parceria que de fato traga resultados para o combate ao racismo e não fique apenas no papel.

“Contem com a gente também, queremos combater o racismo de forma bem incisiva”, afirmou o presidente. O diretor da CBF Academy, Caio Resende também levantou a possibilidade de formações dentro da instituição e da inclusão do componente de raça nos cursos.

Participaram do encontro, ainda, os assessores da CBF Roberto Oliveira e Yuri de Oliveira.

As informações são do Ministério da Igualdade Racial

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo