Ontem (25), diversos professores e aposentados realizaram uma manifestação em Feira de Santana
Professores do Estado estão organizando uma manifestação na porta da Secretaria da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador nesta quinta-feira (27). Segundo informações do jornal Correio, haverá ainda uma paralisação dos profissionais.
O motivo do protesto é para cobrar o pagamento da correção monetária sobre os precatórios que o Governo do Estado deve à categoria. Ontem (25), diversos professores e aposentados realizaram uma manifestação em Feira de Santana.
O protesto ocorreu na Avenida Presidente Dutra, uma das principais vias da cidade, próximo a rodoviária. Com faixas e cartazes, os docentes se alternaram ao microfone com discursos e palavras de ordem.
O trânsito na área da manifestação fluiu sem dificuldades. No final da manhã, o grupo fez uma caminhada pelas ruas de Feira para chamar atenção para o caso.
Os precatórios são correções feitas pela Justiça para trabalhadores da educação básica de todo o Brasil, como professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que estavam na ativa entre janeiro de 1998 e dezembro de 2006.
Segundo a reportagem do Correio, na Bahia, o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) é de R$ 8,7 bilhões, pago em três parcelas.
Os professores tem direito a 60% desse montante e o valor será dividido por 87 mil contemplados, entre docentes que ainda estão na ativa, aposentados e herdeiros de servidores falecidos.
Em setembro de 2022, o governo estadual pagou a primeira parcela, mas antes retirou o valor relativo às correções monetárias, como os juros acumulados nesses mais de 20 anos de espera pelos valores.
De acordo com os professores, a medida fez o montante a receber cair pela metade e a conta do governo está sendo questionada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).




