Obra se debruça sobre a trajetória do movimento homônimo, criado pela autora há 10 anos a partir do propósito de refletir sobre os aspectos sociais que orbitam em torno da moda
A professora e pesquisadora baiana, Carol Barreto vai lançar o livro “Modativismo: quando a moda encontra a luta” nesta quarta-feira (10). O lançamento será realizado no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. A autora recebe a curadora Ana Paula Xongai para um bate-papo com mediação de Adriele Regine, co-fundadora do projeto Lendo Mulheres Negras.
O encontro está marcado para às 18h30, com entrada gratuita. As pessoas interessadas em adquirir seu exemplar podem efetuar a compra no local e já garantir o autógrafo da autora. Depois de Salvador, Carol Barreto segue agenda de lançamentos também em Recife, São Paulo e Santo Amaro – sua cidade natal – entre os dias 17 de abril e 23 de maio.
O lançamento celebra a estreia de Carol Barreto como escritora, um mês após a chegada do livro às plataformas digitais, onde já figura entre os mais vendidos no segmento de design de moda.
Editada pela Paralela, do grupo Companhia das Letras, a obra se debruça sobre a trajetória do movimento homônimo, criado pela autora há 10 anos a partir do propósito de refletir sobre os aspectos sociais que orbitam em torno da moda.
Ao longo de quatro capítulos, o livro questiona práticas de mercado que situam a moda como catalisadora de desigualdades e traça um paralelo com o Modativismo, que atua no enfrentamento aos preconceitos de raça e gênero por meio da criação artística.
Antes mesmo da criação do movimento, o diálogo com esses propósitos já marcava o trabalho de Carol Barreto, que tem 20 anos de atuação profissional, incluindo experiências como artista visual, designer de moda autoral – já tendo circulado por mais de 10 cidades do mundo – e professora doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro Modativismo: quando a moda encontra a luta*, de Carol Barreto
Quando: 10 de abril (quarta-feira), às 18h30
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/n – Barroquinha)
Entrada franca
Vendas: O livro estará disponível para aquisição no local (R$ 49,90)