Walter Salles recebeu estatueta na noite deste domingo de Carnaval (2)

O cinema nacional recebeu seu primeiro Oscar em meio a noite de domingo de Carnaval (2) com o filme “Ainda Estou Aqui”, vitorioso da categoria Melhor Filme Internacional. Walter Salles, diretor do longa, recebeu a estatueta durante a 97ª edição da premiação que aconteceu em Los Angeles, Estados Unidos.
“É uma honra muito grande receber isso de um grupo tão extraordinário. Esse prêmio vai para uma mulher que, após perder tanto em um regime tão autoritário, não se dobrou e resistiu. O nome dela é Eunice Paiva”, discursou Salles depois do anúncio da vitória do filme brasileiro, rendendo homenagem à viúva do ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado e morto pela ditadura. “Esse prêmio também é para as mulheres incríveis que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, concluiu.
“Ainda Estou Aqui” é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva e Eunice Paiva.
A categoria de Melhor Filme Internacional foi anunciada pela atriz espanhola Penélope Cruz. Concorreram com o longa protagonizado por Fernanda Torres: “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “Flow” (Letônia).
Também indicado às categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, “Ainda Estou Aqui” perdeu para “Anora” nas duas. Fernanda Torres perdeu para a também estreante no Oscar, Mikey Madison. O filme acompanha uma stripper envolvida em um romance com o filho de um oligarca russo, cuja família pretende dissolver o relacionamento.
Na madrugada desta segunda-feira (3), Fernanda Torres compartilhou a vitória de “Ainda Estou Aqui” com uma fala de sua personagem no longa como legenda: “Nós vamos sorrir. Sorriam!” . Já em outra publicação, a atriz aparece ao lado de Walter Salles segurando um troféu Oscar e sorrindo. “Ainda Estamos Aqui Comemorando”.
A vitória do filme foi anunciada, em Salvador, pela cantora Daniela Mercury. Já no de janeiro, foi Milton Cunha quem anunciou para a Sapucaí.
A vitória Brasileira ainda foi celebrada pelo presidente Lula, que publicou no X, antigo Twitter:
Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo.
— Lula (@LulaOficial) March 3, 2025
O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é o… pic.twitter.com/Boi8KQzwxJ
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), presa e torturada pela ditadura, disse que a história de Rubens Paiva e sua família pôde ser contada graças ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada durante seu governo para investigar os crimes da ditadura, o que desagradou aos militares à época.
É motivo de orgulho saber que a história de Rubens Paiva e de sua família — especialmente a busca incansável de Eunice Paiva pela verdade e pela justiça — pôde ser contada graças ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que criei durante meu governo para investigar os crimes…
— Dilma Rousseff (@dilmabr) March 3, 2025
Já a ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou a conquista como um marco histórico durante seu show no Pelourinho, na capital baiana. “Vencemos, sim!”, disse. Antes do discurso, a cantora publicou um vídeo mostrando a reação da plateia à vitória.
Confira os vencedores na 23 categorias do Oscar:
Ator coadjuvante – Kieran Culkin, em A verdadeira dor
Animação – Flow
Curta-metragem animado – In The Shadow of Cypress
Figurino – Wicked
Roteiro original – Anora
Roteiro adaptado – Conclave
Maquiagem e penteado – A substância
Edição – Anora
Atriz coadjuvante – Zoe Saldaña, por Emília Pérez
Design de produção – Wicked
Canção original – El Mal, de Emilia Pérez
Documentário de curta-metragem – A única mulher na orquestra
Documentário – No other land
Som – Duna: Parte 2
Efeitos visuais – Duna: Parte 2
Curta-metragem em live-action – I’m not a robot
Fotografia – O Brutalista
Filme internacional – Ainda estou aqui
Trilha sonora – O Brutalista
Ator – Adrien Brody, em O Brutalista
Direção – Sean Baker, de Anora
Atriz – Mikey Madison, em Anora
Filme – Anora