...

Portal UMBU

Primeiro diretor negro do curso de medicina da UFBA é eleito em 215 anos

A Chapa 1 também elegeu o vice-diretor Eduardo Reis

O Dr. Antônio Alberto Lopes foi eleito Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e é o primeiro professor negro a concorrer ao cargo ao cargo em 215 anos de história. O médico obteve a maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores da universidade na última quinta-feira (25).

“Tolerância zero a qualquer tipo de preconceito”, afirmou o doutor Antônio, uma vez que foi vítima de ataques racistas durante os dias que antecederam ao pleito.

“Achei extremamente deploráveis [ os atos preconceituosos] e procurei agir serenamente para não interferir na nos projetos de campanha da minha chapa nos momentos finais que antecederam à eleição”, disse Antônio.

Apesar disso, o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia conta sobre a emoção de ter sido eleito e o apoio que recebeu de outros pesquisadores.

“Foi a coisa mais bonita e histórica. É o primeiro diretor negro da Faculdade de Medicina. Nunca houve essa possibilidade antes. Enfrentamos questões difíceis ao longo dessa campanha como racismo, homofobia e intolerância. Foi muito difícil, mas a democracia e o combate ao racismo venceram”, disse.

“Pesquisadores valorizam o que produzimos em prol do conhecimento científico, o que as pesquisas contribuem para a sociedade e a contribuição para formar novos pesquisadores. Atribuo o movimento pelo reconhecimento das minhas contribuições ao conhecimento científico, de desenvolver uma linha de pesquisa com foco em problemas prevalentes na sociedade com doença renal crônica e hipertensão arterial e já ter contribuído para formar inúmeros mestres e doutores. Júlio Croda  é um bom exemplo de egresso da FMB de grande destaque como pesquisador e gestor, particularmente pelo trabalho durante a pandemia da Covid-19”, concluiu.

Antônio relatou a ampliação dos campos de práticas, de urgência-emergência, atenção básica à saúde, saúde da família e terapia ocupacional que sejam próprios da Faculdade de Medicina. Todas as iniciativas do Diretor estão descritas no plano de gestão.

O Dr. Antônio Alberto Lopes ingressou como professor da Faculdade de Medicina em 1980 e é membro da Academia de Medicina da Bahia. Atualmente, é professor titular do departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da UFBA. Eduardo Reis é docente da universidade desde 1998. Junto a ele foi eleito o vice-diretor Eduardo Reis.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

POSTS RELACIONADOS