Evento visa promover a representatividade e a visibilidade negra, fortalecendo a autoestima e promovendo a consciência racial dessa população
O primeiro dia de Encontros Negros aconteceu na tarde desta terça-feira (28) no Solar Ferrão, no Pelourinho, em Salvador. O evento, realizado pela Umbu Comunicação & Cultura, visa promover a representatividade e a visibilidade negra, fortalecendo a autoestima e promovendo a consciência racial dessa população.
O evento começou às 14h com a mesa “Por uma comunicação mais negra”, com a participação dos jornalistas Luana Souza e André Santana. O encontro foi mediado pela também jornalista e CEO da Umbu, Camilla França.
Na mesa, os comunicadores analisaram suas produções recentes. Luana apresenta, ao lado de Carlinhos Brown, o “TimBrown”, reality sobre música percussiva. Já Santana é articulista do Portal UOL e compartilhou com o público as suas vivências no jornalismo.
Luana Souza, jornalista da Rede Bahia, falou sobre a importância do evento. “Eu fiquei encantadíssima quando recebi o convite para fazer parte, principalmente para falar de um assunto que me interessa muito, que é uma comunicação mais negra. Pensar esse lugar que eu ocupo, o que é que pode ser feito para gente mudar um pouco essa realidade e foi um encontro lindíssimo em que aprendi muito. André para mim é uma referência na comunicação, principalmente na comunicação negra e Camilla fazendo esse trabalho no Umbu”, afirmou.
Jornalista, professor da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e articulista do UOL, André Santana conversou com a reportagem sobre sua participação na mesa. “Foi uma troca de experiência e de olhares sobre a comunicação, maravilhoso. Foi um momento também da gente se fortalecer, porque a gente ouvindo as histórias de Luana e de Camilla França se reconhece nessa história e nos fortalece. Sentimos que não caminhamos sozinhos, porque compreendemos que tem outras pessoas negras na comunicação enfrentando os mesmos desafios que a gente”, explica.
Quem estava na plateia e achou a conversa enriquecedora foi a técnica de nutrição Ione Caroline. “Foi maravilhoso o encontro. É uma oportunidade de poder conhecer mais um pouco sobre representatividade negras, com Luana e André, que são pessoas inspiradoras”, relata.
Na segunda mesa, que começou às 16h, com o tema “A importância da literatura inclusiva”, a publicitária e CEO do Umbu, Mirtes Santa Rosa, recebeu a professora da UFBA e poeta Lívia Natália e o escritor e poeta Anderson Shon. No encontro, os escritores dividiram com o público as suas trajetórias no universo literário e os desafios de produzir uma literatura inclusiva.
“Eu achei o evento incrível, muito bem pensado e organizado, a proposta do tema da mesa da qual eu participei nessa tarde foi muito bonita. Aprendi muito, partilhei, escutei, fui abraçada e abracei. Então assim, eu acho que é um evento que deve e pode ser maior nos próximos anos para a gente poder ter mais gente. Cada vez mais gente nessa roda, nesse “o ontem é hoje” para que a gente possa reconhecer isso e praticar isso cada vez mais”, comentou Lívia.
“Foi massa a mesa, a ideia da gente discutir negritude a partir dos seus diversos aspectos é muito interessante, para que a gente não seja colocado na caixa, a gente só fala sobre uma coisa e só faz uma coisa. A negritude, ela é plural. Eu acho que o Encontros Negros já nasceu grande e com uma excelente programação”, complementa Anderson.
O projeto “O Ontem é hoje – Encontros Negros para um tempo ancestral” é realizado pela Umbu Comunicação & Cultura, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiagás e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e livraria LDM.
Foto: Fernando Barbosa/ IPAC-BA