Projeto irá formar 50 jovens mulheres
Entre os dias 22 de julho e 12 de agosto, Salvador recebe a primeira edição pesencial da formação em tecnologia da PretaLab, no bairro dos Barris.
A ação, que faz parte do projeto “O Poder do Futuro”, vai formar, de forma gratuita, 50 jovens mulheres com o apoio da The Walt Disney Company Brasil.
Podem se inscrever pessoas que se identificarem como mulheres negras e indígenas, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia.
Ao total, 50 participantes serão selecionadas, com direito a vale transporte para deslocamento durante a formação.
As inscrições podem ser feitas até o 16 de julho de 2023 através do site http://opoderdofuturo.pretalab.com.
A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, no dia 19 de julho. Para mais informações basta acessar o site ou encaminhar um e-mail para pretalab@olabi.org.br.
A PretaLab é uma plataforma que conecta mulheres negras interessadas no mercado de tecnologia.
Neste ciclo de formação, o curso é voltado também para as mulheres indígenas com interesse nas áreas de tecnologia e inovação, dando a oportunidade das participantes terem o seu primeiro contato com conceitos, linguagens e ferramentas na área de programação em um espaço seguro, acolhedor e ministrado por tecnologistas negras atuantes na área.
Durante a formação, as participantes aprenderão conteúdos introdutórios à área de TI, serão estimuladas no desenvolvimento de soft skills e carreira.
“Quando a gente escolhe Salvador para a primeira edição presencial do Ciclo Formativo, transcende o fato da capital baiana ser a cidade com maior população negra brasileira, mas também por ser a cidade que mais tem mulheres da nossa rede fora do eixo Rio-São Paulo. Existe um interesse nosso em dialogar, fomentar ações da Pretalab e estar presente em outras regiões do país, incentivando a aproximação das mulheres negras com a tecnologia. Além disso, a Bahia se destaca há algum tempo como um pólo de inovação tecnológico no país, sendo – segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) – o primeiro estado nordestino no ranking que reúne maior volume de investimentos no setor, com US$ 11,7 milhões”, pontuou Silvana Bahia – codiretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.