Será a primeira vez que o petista se encontrará presencialmente com o presidente ucraniano
Nesta quarta-feira (20), a partir das 16h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará reunido com o ucraniano Volodymyr Zelensky, em Nova York, Estados Unidos. As informações foram confirmadas por auxiliares de Lula para a CNN.
“O governo propôs aos ucranianos um horário na tarde de quarta, após o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente Joe Biden”, informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.
De acordo com publicação do site Poder360, o encontro bilateral acontecerá no hotel em que o presidente brasileiro está hospedado. O encontro entre o presidente da Ucrânia e Lula será realizado depois da reunião do governo do Brasil com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O dia e horário do encontro com a Ucrânia foram propostos pelo Brasil após quatro meses de negociações. Lula e Zelensky conversaram por telefone em março e, em maio, o presidente ucraniano acusou o brasileiro de não comparecer a uma reunião durante a cúpula do G7.
Além dos encontros bilaterais, Lula voltará a encontrar Biden em lançamento de uma iniciativa conjunta em defesa do trabalho, com o objetivo de colaborar para o “avanço dos direitos trabalhistas na economia do século XXI”.