
O São João é uma das maiores expressões culturais do Nordeste e, na Bahia, ganha ainda mais força com uma festa que movimenta milhões de pessoas, valoriza tradições e impulsiona o turismo em todas as regiões do estado. Para reconhecer quem faz essa celebração acontecer, será realizada nesta quarta-feira, 31 de julho, a partir das 17h30, no Teatro 2 de Julho, em Salvador, a 7ª edição do Prêmio Melhores do São João da Bahia. A cerimônia reunirá artistas, produtores, representantes de municípios, imprensa e convidados para uma noite de homenagens, música e reconhecimento.
Com direção artística de Pitti Canela e produção executiva da Umbu Comunicação & Cultura, o evento é uma realização do Portal São João na Bahia e conta com apoio da Salvador FM e do IRDEB, além de patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da SUFOTUR e da SETUR.
Ao todo, serão entregues 25 troféus em categorias que destacam artistas, quadrilhas e cidades baianas que se sobressaíram no ciclo junino deste ano. As categorias incluem Melhor Repertório, Melhor Show, Melhor Música, Revelação, Samba Junino, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Melhor Banda, além de premiações voltadas para cidades com melhor programação, decoração, estrutura, organização, experiência e destino. Também serão reconhecidas as categorias Cidade Revelação e Cidade Destaque, além de uma homenagem especial à Cidade Tradição.
A noite contará ainda com homenagens emocionantes a grandes nomes da cultura nordestina e baiana, como Carlos Pitta, Luiz Fidélis, Zezé da FEBAQ, Zéu Azevedo, Lídice da Mata e Virgílio, além de apresentações musicais com a banda U Tal do Xote e participações especiais. A cerimônia será conduzida pelos artistas Bruna Rocha e Ruan Passos, e contará com ambientação cenográfica temática, comidas típicas, vídeos institucionais e um coquetel de encerramento com quadrilha e forró ao vivo.
Mais do que uma cerimônia de premiação, o Prêmio Melhores do São João da Bahia reafirma o compromisso com a valorização da cultura popular, com o reconhecimento público dos que mantêm viva essa tradição e com a celebração do São João como um dos maiores ativos culturais e turísticos do estado.