A iniciativa tem como objetivo reconhecer e celebrar a potência narrativa de meninas e mulheres (cis e trans) negras da capital baiana
O Instituto Baiano de Justiça Social (IBAJUS) está com inscrições abertas para o 2º Prêmio Lélia González – ‘Escrevivências’. Podem participar mulheres negras matriculadas no ensino médio da rede pública. A inscrição é gratuita, através de formulário online, e acontece até o dia 30 de junho.
O prêmio tem como objetivo estimular a produção literária e a expressão artística de meninas e mulheres negras (cis e trans), apoiando a escrita como um meio de resistência, transformação e afimação da identidade negra. A ideia é oferecer um espaço de visibilidade e valorização para as narrativas dessas autoras, contemplando suas vivências e perspectivas.
Cada participante poderá inscrever apenas um texto, inédito ou não, de sua própria autoria. Os trabalhos deverão ser redigidos, exclusivamente, em língua portuguesa. Para mais informações, as interessadas devem acessar o regulamento disponível no Instagram do instituto.
A honraria tem como inspiração a trajetória da escritora Lélia González (1935-1994), uma importante intelectual e ativista brasileira, reconhecida por suas contribuições na luta antirracista, feminista e pelos direitos humanos.
O 2º Prêmio Lélia González ‘Escrevivências’ faz parte da 12ª edição do Julho das Pretas – “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver!”, promovida pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira e Odara – Instituto da Mulher Negra. A cerimônia está prevista para acontecer no dia 20 de julho.