Obra terá investimento de R$ 2,6 milhões e prazo de 12 meses de conclusão
A Prefeitura de Salvador construirá a Arena da Capoeira, na Praça Marechal Deodoro (também conhecida como Praça das Mãozinhas), no Comércio, que acolherá praticantes e admiradores da arte-luta na cidade.
O prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço no local nesta sexta-feira (4), às 9h, ao lado do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, e demais gestores municipais.
A obra terá investimento de R$ 2,6 milhões e prazo de 12 meses de conclusão. Apesar disso, segundo o titular da pasta, a obra pode ser finalizada antes do prazo máximo.
Além de ser palco de rodas e apresentações, a nova arena terá um monumento composto por quatro arcos de 12 metros de altura em aço, representando quatro berimbaus que se unirão ao topo, dando o formato de uma grande cabaça e uma espécie de templo.
No local ainda haverá 10 esculturas em homenagem a mestres capoeiristas tocando os principais instrumentos musicais da roda da capoeira.
Para Luiz Carlos, a obra é uma aposta da Prefeitura de Salvador para servir como um ponto turístico e de referência da capoeira na capital baiana.
“São vários elementos que ela compõem e nós não tínhamos nada marcante na nossa cidade que pudesse servir como referência de visitação para os turistas como também para os praticantes e simpatizantes da capoeira. Penso que esse é o momento importante para a comunidade capoeirista para toda Salvador em ter um espaço de visitação e comemoração também desse instrumento de socialização que é a capoeira”, disse.