...

Portal UMBU

Prefeitura inaugura nova Feira do Curtume, na Calçada

Agora, a feira tem capacidade de abrigar 112 barracas – sendo que 30 delas já estão instaladas –, além de módulo com oito boxes, entre outros.

A prefeitura de Salvador inaugurou na manhã desta quinta-feira (14) a nova Feira do Curtume, na Calçada. O espaço passou por obras de requalificação.

O projeto, de autoria da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), foi elaborado em conjunto com os antigos permissionários da feira, atendendo a demandas antigas do local ao recuperar uma área que nos últimos anos estava degradada.

Antes, os trabalhadores tinham que conviver com enchentes em períodos de chuva e atuavam em pontos improvisados com lonas e caixotes.

Agora, a feira tem a capacidade de abrigar 112 barracas – sendo que 30 delas já estão instaladas –, além de módulo com oito boxes para bares, restaurantes, comodidades aos vendedores e clientes como área para carga e descarga, sanitários, escritório, para carga e descarga, sanitários, entre outros.

O prefeito Bruno Reis participou do evento de entrega e exaltou a importância do comércio informal para Salvador: “Essa atividade garante o sustento de milhares de famílias em nossa cidade, que é capaz de permitir que milhares de cidadãos e cidadãs realizem os seus sonhos a partir do seu trabalho. É por isso que, sob a nossa gestão, a relação da Prefeitura com o comércio informal mudou. Só quem trabalhava antes aqui, nessa feira, vai lembrar qual era a realidade e vai compreender qual é a diferença”, disse.

“As pessoas tinham que comercializar os seus produtos no chão. Quando chovia, perdiam as suas mercadorias. Os clientes não vinham por falta de segurança, pela poeira, pelo sol no verão, pelos carros que aqui dividiram espaço. Só a imagem é capaz de explicar. Isso aqui, antes, era um terreno baldio. A Prefeitura veio, dialogou com os feirantes. Vejam quantas barracas e boxes. Agora tem drenagem para escoar a água, tem cobertura isotérmica, tem piso intertravado. Isso, sim, é dar dignidade para que as pessoas tenham melhores condições de trabalho”, discursou Bruno Reis.

O investimento da Prefeitura foi de R$ 6,2 milhões e envolveu a implantação de cobertura metálica em forma de treliça, telhas termoacústicas para conforto térmico e construção de uma nova área externa.

O espaço conta com sanitários, praça de alimentação com boxes para a comercialização de bebidas e refeições, sala de administração e um módulo de apoio contemplando depósito, sanitário, abrigo de resíduos e guarita. Foi implantado ainda passeios e pavimentação em piso intertravado, sistema de drenagem, contenção em alvenaria de pedra, gradil e paisagismo.

Os serviços foram executados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Presidente da FMLF, Tânia Scofield destacou que todas as intervenções foram feitas em diálogo com os vendedores. “Quando a gente chegou para fazer o levantamento, isso aqui era uma grande área alagada, pois tem um canal aqui na frente que transbordava em época de muita chuva. Pouquíssimos permissionários ainda resistiam, com boxes totalmente degradados. Os feirantes iam para a rua, mesmo, para o canteiro central da rua, para tentar fazer o seu ganha-pão por falta de espaço adequado”, disse.

“Essa é uma área que sempre teve uma importância muito grande para o Subúrbio e para a península itapagipana. E entendo que hoje temos ela de volta, num espaço aberto, claro, bem ventilado, com todo o conforto e convidativo para que as pessoas vendam os seus produtos e para que os clientes retornem para cá, porque terão muito mais facilidade”, completou Tânia Scofield.

Para cumprir os quesitos de acessibilidade, foram construídas rampa, escada de acesso com sinalização tátil no piso e sanitário PCD. Parte da pavimentação tem revestimentos de fácil lavagem e manutenção, como piso em granilite e revestimento cerâmico.

Já a área externa tem estacionamento com 17 vagas, pátio de carga e descarga para receber caminhões e outros veículos de carga de mercadorias, além de área verde arborizada e espaço de convivência.

Plano

O projeto de requalificação da Feira do Curtume integra as ações previstas no Plano de Bairros de Itapagipe. A iniciativa reúne informações sobre o território e proposições para o desenvolvimento integrado e sustentável dos 14 bairros que integram a região: Santa Luzia, Calçada, Mares, Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro/Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim, Mangueira, Ribeira e Lobato.

O instrumento propõe políticas através de iniciativas a curto e médio prazo, com diretrizes, programas e políticas públicas nas áreas econômica, ambiental e mobilidade, explorando todo o potencial característico da região.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

POSTS RELACIONADOS