
A Prefeitura de Salvador anunciou uma mudança na programação dos principais eventos do pré-Carnaval de 2026: as datas do Fuzuê e do Furdunço foram invertidas no calendário oficial. Em vez de o Fuzuê acontecer antes, como nas edições anteriores, o Furdunço agora será realizado no sábado, 7 de fevereiro, e o Fuzuê no domingo, 8 de fevereiro, ambos no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).
Segundo a gestão municipal, a decisão atende a pedidos do público, que considerou mais vantajoso realizar o Furdunço, que é a festa de maior porte e duração, com trios elétricos e apresentações musicais que se estendem até mais tarde, no sábado, permitindo maior aproveitamento da programação sem a preocupação de compromissos no domingo.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, explicou que o Fuzuê, tradicionalmente de clima mais tranquilo, cultural e familiar, com programação predominantemente diurna, se adapta melhor ao domingo. A inversão de datas, segundo ele, segue uma lógica de organização dos eventos em função de seus perfis e da expectativa de público.
Entre as novidades confirmadas para esta edição, o Fuzuê terá encerramento com a apresentação do grupo Mudei de Nome a bordo de um pranchão, enquanto no Furdunço já estão anunciadas atrações como BaianaSystem e Filhos de Jorge. A programação completa dos dois eventos deve ser divulgada pela organização na próxima semana.
Além desses dois eventos, também estão mantidos para o mesmo circuito os desfiles da Melhor Segunda-Feira do Mundo, sob comando de Xanddy Harmonia, no dia 9 de fevereiro, e do Pipoco, puxado por Léo Santana, no dia 10 de fevereiro, ampliando a agenda de festas que antecedem oficialmente o Carnaval.


