Na Bahia já foram registrados 307 casos da doença

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, registrou na última sexta-feira (3), 307 casos de Febre do Oropouche em 27 cidades da Bahia. Dentre essas, um caso foi confirmado em Feira de Santana.
A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, e apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como dor nas articulações, dor muscular, náuseas, diarreia e dor de cabeça. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.
Apesar da divulgação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana enviou uma nota negando a existência de casos da doença no município. Segundo o órgão, o homem tinha residência registrada na Princesinha do Sertão, porém mudou-se há 7 anos.
Confira a nota:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nenhum caso de Febre do Oropouche (FO) foi registrado em Feira de Santana até esta segunda-feira (6).
Sobre o caso atribuído ao município, a rede CIEVS fez a investigação e foi constatado no CadSUS que a paciente tinha endereço em um bairro do município. Porém, ao entrar em contato com essa foi apurado que a paciente não mora em Feira há sete anos, só tem parentes no local.
A SMS reitera seu compromisso com a saúde pública e a população e irá comunicar ao setor responsável para retificar o dado.
Lista de casos confirmados:
Feira de Santana (1)
Ibirapitanga (4)
Camacan (1)
Itabuna (1)
Camamu (3)
Gandu (46)
Igrapiúna (25)
Ituberá (8)
Piraí do Norte (3)
Taperoá (32)
Valença (13)
Wenceslau Guimarães (3)
Nilo Peçanha (1)
Cairu (1)
Salvador (9)
Camaçari (1)
Amargosa (27)
Laje (27)
Jiquiriçá (2)
São Miguel das Matas (2)
Mutuípe (22)
Jaguaripe (6)
Presidente Tancredo Neves (10)
Santo Antônio de Jesus (10)
Teolândia (46)
Muniz Ferreira (2)
Maragogipe (1)
Saiba mais sobre a febre Oropouche aqui: https://portalumbu.com.br/conheca-o-maruim-mosquito-que-transmite-a-febre-oropouche-e-e-similar-ao-aedes-aegypti/



