...

Portal UMBU

Porto de Aratu-Candeias completa 50 anos como símbolo de desenvolvimento para a Bahia e o Brasil

Solenidade que celebrou meio século de operações reuniu autoridades e destacou o papel estratégico do terminal para a logística nacional, além dos planos de inovação para o futuro.

Foto: Reprodução/ CODEBA

O Porto de Aratu-Candeias, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), celebrou seus 50 anos de operação. Uma cerimônia marcou a data, reforçando a trajetória de um terminal que nasceu para atender ao Polo Petroquímico de Camaçari e se consolidou como um polo logístico estratégico para o Brasil.

Inaugurado em 1975, o porto evoluiu ao longo de cinco décadas, tornando-se uma plataforma intermodal essencial para o escoamento da produção do agronegócio e para a conexão da economia baiana com os mercados internacionais.

O presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, destacou que a celebração marca o início de uma nova fase para o porto, com foco no futuro. “Hoje, comemorando cinco décadas de operação, abrimos um novo capítulo — um momento de planejamento voltado ao futuro, pautado pela inovação, sustentabilidade, governança de ponta e fortalecimento da relação entre o Porto e as comunidades. É um convite à sociedade para reconhecer o papel desse importante pólo logístico na construção de um futuro econômico mais próspero para a Bahia e para o Brasil”, declarou Antonio Gobbo.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, reconheceu os avanços e apontou para os desafios futuros. “A Bahia é, seguramente, o maior trecho de mar em todo o território brasileiro e estamos falando do século XXI. Estamos falando da necessidade de investimentos e de buscar esses investimentos. Hoje, celebramos 50 anos com vitórias, mas também com muita necessidade de melhoramento de aplicação de tecnologias, de políticas públicas e de investimentos e este é um papel que o governador Jerônimo Rodrigues tem executado com muita eficiência. Então nós temos a oportunidade de viver um novo momento capaz de nos colocar no outro patamar”, afirmou.

O comandante da Base Naval de Aratu, o Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Lopes, que representou  o vice-almirante, Gustavo Calheiro Garriga Pires, destacou a importância da parceria entre a Autoridade Portuária Federal e a Marinha.  “A Marinha do Brasil fomenta a Economia do Mar, trazendo a segurança da navegação e, também, a proteção aos navios nacionais e estrangeiros que estão aqui ao longo da nossa costa. Por questões de profundidade, de disponibilidade, por questões meteorológicas que permitem que o Brasil realmente tenha um pleno emprego do potencial do modal marítimo, a  presença de um porto aqui dentro da Bahia de Todos-os-Santos, de uma estrutura robusta, consolidada, como essa aqui do Porto de Aratu-Candeias, tem sido  também fundamental para o desenvolvimento”, ressaltou.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo