Marcado para o dia 31 de outubro, no HUB Lighthouse, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores
A próxima edição do “Abará About”, evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo.
Marcado para o dia 31 de outubro, a partir das 17h, no HUB Lighthouse, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano.
“Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário), e responsável pela mediação da roda de conversa.
O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu.
A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla.
“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo.
O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar.
“Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara.
Para a publicitária, especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas e coordenadora de comunicação do Portal Umbu, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades.
“O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta.
Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor.
Conheça os palestrantes:
Fábio Santos: formado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Arte da USP, tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Ciência Política na FFLCH-USP. Foi fellow da Reuters Foundation, na Universidade de Oxford. Especialista em gestão de crise, foi vice-presidente de Contas Públicas da CDN até 2016, dirigindo as equipes da Secretaria de Segurança Pública, Sabesp, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Ministério da Justiça e Ministério da Cultura, foi secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, entre 2017 e 2019, sob os prefeitos João Doria e Bruno Covas, e durante 20 anos, atuou em algumas das principais redações do país. Lançou e dirigiu por seis anos o jornal Destak e foi editor da revista e do site Primeira Leitura, além de editor executivo da revista República.
Yasmin Cardim: formada em Publicidade pela UNIFACS e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), já atuou em projetos como USE na Campus Party, Festival de Verão e FLICA. Como coordenadora no Portal Umbu, lidera iniciativas que transformam o jornalismo, implementando estratégias inovadoras em produção de conteúdo, campanhas de engajamento e soluções de monetização digital. Além disso, assessora clientes como a FAEB, Pittaco Consultoria e a OSC Avante a fortalecerem sua presença digital de forma otimizada, utilizando a tecnologia para alcançar maior impacto.