Com estreia marcada para o dia 11 de julho nas plataformas Spotify e YouTube, o podcast Axé das Plantas – Cura do Corpo e da Alma chega à sua segunda temporada abordando as potências das plantas medicinais no cuidado com a saúde mental. Em um país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo — são mais de 18 milhões de brasileiros, segundo a OMS — o podcast amplia o debate sobre o uso de plantas como mulungu, guiné, cannabis, entre outras, para o tratamento de transtornos emocionais, ansiosos e psíquicos.

Apresentado pelos doutores negros Victor Diogenes Silva e Vagner Rocha, a temporada reúne cinco episódios que abordam as seguintes plantas e preparos: água de alevante graúda (colônia), mulungu, guiné, cannabis e a bebida ayahuasca (feita a partir do cipó mariri e da folha chacrona). O projeto propõe um diálogo entre ciência, espiritualidade e os saberes ancestrais de povos de terreiro e indígenas.
A estreia oficial acontece no dia 10 de julho, às 18h, no Espaço Ogodô (Pelourinho/Salvador), com o show “Na Seiva de Voz”, da cantora e Ekedy Sinha (Terreiro da Casa Branca).
A temporada conta com entrevistados da Bahia, do Acre e do Rio Grande do Norte, como:
Shãkuany Huni Kui e Pajé Maná Shanenawá (Acre)
Dr. Sidarta Ribeiro (neurocientista, RN)
Ekedy Sinha, Tata Mutá Imê, Nadojhí Índia, Ekedy Laís, Mãe Lely, Mestra Japira Pataxó, Sidney Rocha, Dra. Mariane Ventura e Mayara de Queiroz (BA)
Logo no primeiro episódio, o podcast destaca a água de alevante graúda, também conhecida como colônia no Nordeste. Estudos mostram que o óleo essencial da planta apresenta efeito ansiolítico.
“A colônia aqui para nós é a folha que desfaz o medo. A gente usa ela em chás, banhos, emplastros e tinturas. Pra esse caminho aí de cura da cabeça, né?”, explica Mãe Lely, do Ilê Asé Oxum Omi Irê e da Farmácia Verde Maria de Xangô.
Além de abordar o uso medicinal de plantas, o podcast também enfrenta os tabus e os processos de criminalização de algumas delas. Um dos episódios trata do uso medicinal da Cannabis, ainda marginalizada, apesar das evidências científicas e experiências clínicas. “O debate no Congresso é feito de forma a tornar a maconha um assunto complicado e restrito, o que só favorece grandes empresas e impede o acesso das comunidades”, afirma Dr. Sidarta Ribeiro.
Outro episódio se dedica à ayahuasca, medicina ancestral indígena feita a partir de duas plantas amazônicas. Para o Pajé Maná Shanenawá, “o trabalho dos pajés vem para somar com os doutores. A natureza tem muito a ensinar para que se possa ajudar o ser humano”.
O podcast é fruto do projeto multidisciplinar “Neurofarmacologia de Terreiro”, idealizado pelo Dr. Victor Diogenes e financiado pela FAPESB, que estuda o desenvolvimento de fitoterápicos neuroprotetores a partir de saberes tradicionais. A segunda temporada tem apoio do Instituto Serrapilheira e parceria com o podcast “Viagem Gastronômica com Dr. Dendê”.
Serviço – Podcast Axé das Plantas – Cura do Corpo e da Alma
Lançamento: 11 de julho de 2025
Onde ouvir: Spotify e YouTube (episódios quinzenais)
Mais informações: @axedasplantas
Evento de lançamento: 10 de julho, às 18h, no Espaço Ogodô (Pelourinho), com show de Ekedy Sinha



