...

Portal UMBU

Pluralidade regional e diversidade de ritmos promovem intercâmbio cultural no Oxe, É Jazz em outubro

Parque Costa Azul recebe talentos para experiência multicultural neste fim de semana

Quinteto do Baeano é uma das atrações do evento deste mês | Foto: Reprodução/Facebook

A musicalidade de praxe do Oxe, É Jazz chega com um elemento a mais edição de outubro: a baianidade habitual do festival será acompanhada pelo poder artístico vindo do Ceará e da Argentina, um encontro que dará um gosto todo especial para essa experiência multicultural que acontece no próximo fim de semana.

Curador do Oxe, É Jazz, o guitarrista, cantor e compositor Eric Assmar diz que os diálogos sobre a pluralidade regional em Salvador “fortalecem bastante a prática do jazz e do blues na cidade, à medida que o projeto apresenta grandes nomes da cena local e, também, traz uma perspectiva de encontros musicais com artistas de outros locais”. Para ele, o ato enriquece “a experiência de quem assiste aos shows, sobretudo quando nos referimos a gêneros em que a improvisação e o espírito de jam sessions e encontros musicais são elementos tão marcantes”.

Na 17ª edição do projeto, que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês, artistas argentinos radicados na capital baiana, com longas vivência e atuação na cena instrumental local e passagens por grupos e espaços voltados para o jazz e o blues, apresentarão o resultado dessa miscelânea musical. “O Quinteto do Baeano promove uma junção entre esses músicos ao lado de músicos soteropolitanos, o que, na minha maneira de ver, proporciona um intercâmbio muito bom”, comentou Assmar, citando uma das atrações a passar pelo Parque Costa Azul.

Com o apoio do Governo do Estado da Bahia e a realização da Mais Ações Integradas, o Oxe, É Jazz não só celebra a música instrumental como também oferece uma experiência cultural completa para o público, reafirmando-se como um espaço de encontro, diversidade e lazer.

Além do encontro de artistas de diferentes nacionalidades, o Oxe, É Jazz de outubro apresentará a união do samba brasileiro e do jazz norte-americano na voz da cantora Illy, que se apresentará com banda no primeiro dia de evento. “O samba-jazz é uma vertente que celebra um encontro muito orgânico entre essas duas culturas [Brasil e Estados Unidos], à medida que a nossa tradição afrodiaspórica do samba criou muitas conexões com essa musicalidade do jazz, resultando em grandes trabalhos da música brasileira, o que pode ser conferido na discografia de artistas como Tom Jobim, João Donato, Zimbo Trio, dentre muitos outros”, analisou o curador do projeto.

Soteropolitana, Illy tem se destacado na Música Popular Brasileira contemporânea. Com quatro álbuns lançados, a compositora e cantora apresentará releituras de grandes compositores brasileiros em seu novo show dedicado ao samba-jazz.  “Ela

tem conquistado espaços muito legais em palcos pelo Brasil e, recentemente, iniciou um novo trabalho dedicado ao samba-jazz, unindo a potência das suas interpretações à expressão instrumental jazzística com o tempero brasileiro, tocado por um time de primeira de músicos da capital baiana”, comentou Eric Assmar.

Quem também se apresentará na sexta-feira é Roberto Lessa, músico de blues de Fortaleza, que fará um show ao lado do artista baiano Icaro Britto, promovendo a junção da Bahia com o Ceará.

Responsável por encerrar o evento no sábado (19), Eric Assmar fala sobre as participações especiais que agitarão o último dia de Oxe, É Jazz neste mês. “Eu trarei como convidados o Cabuloso Trio, um grupo que tem tido uma atuação muito consistente na cena da música soteropolitana, além da Pali, uma trombonista e cantora argentina que vem despontando como uma grande instrumentista e band leader, em um trabalho mais dedicado à vertente do reggae, com muitos elementos da improvisação em sua música”.

“Estamos preparando um show em que essa veia da improvisação proporcione momentos musicais que mesclam jazz, blues, reggae, funk, música instrumental brasileira, com muita alegria e buscando trazer o público para se conectar com os climas instrumentais que iremos desenvolver”, conclui o curador do projeto.

OXE É JAZZ – OUTUBRO 2024 (Parque Costa Azul/Salvador)

18/10 (sexta):

18:30h – Icaro Britto convida Roberto Lessa

20:30h – Illy e banda

19/10 (sábado):

18:30h – Quinteto do Baeano

20:30h – Eric Assmar convida Cabuloso Trio e Pali

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo