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Plano Cicloviário de Salvador, linha 3 do BRT e terminal de recarga de ônibus elétricos serão lançados em agosto

Segundo trecho do BRT, do Cidade Jardim à Estação da Lapa, será entregue no início de 2024

Na última quarta-feira (19), o prefeito Bruno Reis, os diretores e o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, se reuniram para discutir sobre o andamento das ações de mobilidade em Salvador.

A Prefeitura de Salvador deve lançar em agosto o Plano Cicloviário da capital baiana e entregar o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil. O segundo trecho do BRT, do Cidade Jardim à Estação da Lapa, será entregue no início de 2024.

Além disso, também foram discutidos projetos futuros da pasta, como a construção de um segundo terminal elétrico de ônibus, no Vale dos Barris, a implantação da linha B3 do BRT, que vai fazer um trajeto circular pelo Caminho das Árvores e pela Pituba, e intervenções viárias na região do Shopping da Bahia, como a inauguração do pontilhão Marcos Freire.

“Discutimos várias intervenções que vamos fazer nos próximos meses para melhorar a mobilidade e o trânsito de Salvador. Vêm aí muitos projetos pela frente, muitas ações que vão melhorar ainda mais a vida do cidadão soteropolitano. Em especial, daquele que precisa se deslocar pela cidade e que utiliza o transporte público. Hoje, tomamos uma série de decisões para termos uma cidade com melhor qualidade de vida, menor tempo de deslocamento para seus moradores, onde todos os modais de transporte públicos estejam conectados e que isso traga satisfação para o usuário”, disse Bruno Reis.

Plano Cicloviário

Desde 2013, Salvador passou de 30km de ciclovias para quase 300km, segundo o Fabrizzio Muller. O primeiro plano de desenvolvimento do sistema cicloviário de Salvador apresenta a linha-mestre para que a capital baiana chegue a 780 km de ciclovias.

O documento traz sugestões de intervenções em diversos pontos da cidade, como as regiões do Salvador Shopping, do Detran, do Dique do Tororó e do Vale do Ogunjá, por exemplo.

Para a elaboração do plano, a Semob realizou oficinas no Subúrbio 360, no espaço Boca de Brasa em Cajazeiras, no bairro de Patamares e em outras regiões.

“Um trabalho feito com muito gosto, porque a gente entende que a mentalidade da cidade sobre as ciclovias evoluiu muito nos últimos anos e pode evoluir ainda muito mais. Então fizemos questão de elaborar um plano bem participativo, trazendo a sociedade para dentro e ouvindo demandas”, disse Muller.

Central elétrica

O primeiro terminal de recarga dos ônibus elétricos do BRT está em fase final de implantação na região da Estação Rodoviária.

Com a futura implantação do trecho 2, a Prefeitura estuda a implantação de outro terminal de recarga, desta vez mais próximo à Estação da Lapa. A central deve ser construída na Av. Vale dos Barris, no estacionamento localizado na ladeira de acesso ao Politeama.

“É a maior central pública de reabastecimento elétrico de ônibus do Brasil, algo que a gente está trabalhando de forma muito intensiva para entregar à população. Já chegaram todos os equipamentos das obras da subestação”, explicou Fabrizzio Muller.

Novo trecho do BRT

As obras do trecho 2 do BRT, que vai ligar a região do Cidade Jardim até a Estação da Lapa, seguem avançando e têm previsão de funcionamento para o começo de 2024. Para operá-la, a Prefeitura já lançou o planejamento para ampliar a frota de ônibus.

Também está previsto para agosto a a entrega do pontilhão Marcos Freire, que liga a Paralela à Av. Tancredo Neves, e em seguida o início da operação da terceira linha do BRT, chamada de B3. Ela passará pela Alameda das Espatódeas e pela Paulo VI, indo até a orla e seguindo o atual percurso do BRT até a Estação Rodoviária.

A B3 já está com a frota de 22 ônibus separada para entrar em operação, faltando apenas algumas intervenções viárias no trajeto.

“Será uma linha grande circular, que vai melhorar a dinâmica e trazer mais conforto para as pessoas que vêm dos bairros de toda a cidade para aquela região. Elas vão chegar ao destino com mais comodidade e mais rapidez”, disse o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

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