Além de patrocinar atletas, empresa apoia também eventos esportivos na capital baiana e interior
O Governo do Estado anunciou recentemente a continuidade do programa FazAtleta. E a Petrobahia, apoiadora do projeto desde o lançamento, confirma a continuidade da parceria, que já rendeu muitos frutos para a Bahia e também Brasil em forma de troféus e medalhas. Até o primeiro trimestre de 2025, todos os atletas já apoiados continuarão com o patrocínio, e competições esportivas realizadas na capital e interior baiano terão também o apoio da companhia.
Entre os atletas beneficiados com a continuidade da parceria, está Carol Sousa. A atleta baiana de kickboxing é a atual campeã brasileira na modalidade K1 Style 70kg. O título foi obtido no final de maio na cidade de Vila Velha-ES, após vitória contra a atleta paranaense Renata Thais.
Com esse resultado, a lutadora de 32 anos, tetracampeã brasileira, campeã sul-americana, bicampeã pan-americana, e campeã da Copa do Mundo, seguiu para Cascavel-PR, onde iniciou um período de treinos com a seleção brasileira de kickboxing, conquistando a vaga para representar o Brasil no Pan-Americano de Santiago, no Chile, em outubro deste ano. O Pan no Chile será a última fase antes de descobrir quem vai representar as Américas em 2025 nos jogos mundiais.
Da mesma forma, o velejador de 42 anos, Rafael Martins, e a velejadora de 29 anos, Juliana Duque, seguem representando a Bahia pelo Brasil e mundo. Competidores desde 2016, já conquistaram duas medalhas nos jogos Pan-Americanos de 2019 e 2023 (Lima e Santiago), e se consagraram como hexacampeões Norte e Nordeste da classe Snipe, além de se sagrarem bicampeões brasileiro da Classe Snipe.
Agora, Rafael e Juliana seguem treinando na Bahia, região Sudeste e também na Europa por um maior objetivo: disputar as Olimpíadas de 2028, que será disputada em Los Angeles, enquanto Carol, que estreou no circuito profissional com vitória na disputa de cinturão em março deste ano, segue com o objetivo de entrar no universo do MMA.
Além de Carol, Rafael e Juliana, outros atletas continuarão recebendo o apoio da Petrobahia em suas modalidades esportivas. São eles: Bernardo Peixoto (Vela), Bruno Jacob (Motosurf), Diego Albuquerque (Natação) e Lisa e Sabrina Tosto (Hipismo).
Para a supervisora de marketing da Petrobahia, Andreia Lucas, é um orgulho apoiar tantos atletas baianos. “Nossa maior alegria é permitir que todos eles possam competir em alto nível, representando nosso Estado e país pelo Brasil e mundo. Afinal, somos uma empresa incentivadora do programa desde o início. E para nós, é um orgulho apoiar esses atletas, que incentivam as pessoas a praticarem e acreditarem no esporte”, destaca.
Com esse apoio financeiro da Petrobahia, os atletas conseguem financiar equipamentos, garantir as viagens para participar de todas as competições e, consequentemente, realizar um treino de mais qualidade, com mais tempo livre de dedicação ao esporte e melhores condições técnicas para alcançar performances ainda melhores.
Para Carol, o patrocínio da Petrobahia vem permitindo que ela possa competir em alto nível. “Sou a única atleta baiana de kickboxing dentro do programa FazAtleta. Sei da importância disso e espero abrir portas para outros lutadores baianos. Tenho muito orgulho de fazer parte do quadro de atletas dessa empresa, que valoriza e apoia o esporte baiano. O meu objetivo é ocupar o primeiro lugar no ranking mundial”.
“Já iniciamos uma campanha mais ajustada para chegar a Los Angeles, ir em busca do sonho da medalha olímpica. É dificílimo conseguir um patrocínio, e felizmente tenho um. Isso me possibilita ter mais tempo para treinar, competir profissionalmente e fazer a minha campanha”, ressalta Rafael.
Patrocínio de competições
Além do patrocínio de atletas, a Petrobahia apoia também a realização de eventos esportivos. “Entendemos o valor do esporte e buscamos sempre levar apoio. Já marcamos presença em maratonas, rally e também competições de natação”, ressalta Andreia.
Ainda este ano, a Petrobahia vai apoiar o Campeonato Baiano de Triatlo até a última etapa, que será realizada em Itaparica no mês de outubro. O evento terá ainda etapas em Ilhéus (julho) e Porto Seguro (agosto). Ao longo do ano, Camaçari e Rio de Contas receberam a competição.
Continuando no universo do triatlo, a Petrobahia continua marcando presença no Mãe Malvada, competição realizada nos municípios de Juazeiro e Petrolina (BA e PE), nas margens do Rio São Francisco. Por fim, por mais um ano, a Travessia Salvador-Itaparica terá o apoio da empresa. “Vem muito mais por aí. Sabemos que o esporte gera paixão. E na Petrobahia a paixão é a nossa bandeira. Sabemos bem que a Bahia é um celeiro de atletas, inclusive olímpicos, e é nosso dever dar visibilidade e permitir que eles tenham uma belíssima carreira”, finaliza Andreia.