Novidade contou com a parceria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA)
Agora, os motoristas que trafegam na Estrada do Coco e na Linha Verde poderão realizar o pagamento da tarifa de pedágio nas modalidades débito, crédito ou pix, por aproximação de dispositivos NFC, cartões com chip ou leitura de QR Code. Até o momento, serão aceitos pagamentos nas bandeiras Mastercard, Visa, Elo e Hipercard.
Com a implementação, a Concessionária Litoral Norte (CLN), empresa do grupo Invepar, se tornou a primeira Concessionária de Rodovias do Nordeste a adotar a tecnologia em 100% das cabines manuais, com equipamento especial totalmente incorporado às cabines, o que permite o uso da tecnologia por aproximação minimizando a necessidade de contato com dinheiro.
A novidade adotada pela CLN contou com a parceria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), que acompanhou ativamente a construção do processo de implantação dos novos meios de pagamento.
O processo funciona de forma simples: o cliente informa na cabine a modalidade de pagamento (dinheiro, débito, crédito ou pix), paga com dinheiro ou aproxima o dispositivo ou cartão no leitor e a transação é confirmada pelo atendente.
A categoria do veículo (que determina o valor a ser cobrado) é inserida pelo operador, e o procedimento é validado por sensores instalados na pista junto às cabines de pedágio.
“Estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência dos nossos usuários e acreditamos que a implantação de novas modalidades de pagamento é uma iniciativa que irá contribuir com o conforto dos usuários da BA-009. Priorizando o funcionamento eficaz, treinamos toda a equipe e iniciamos um período de testes para garantir a comodidade dos clientes que farão o uso da tecnologia nas cabines manuais. Os motoristas também poderão continuar pagando a tarifa com dinheiro em espécie ou utilizando as pistas automáticas, que são exclusivas para veículos com TAG (Etiqueta Eletrônica) ativa”, destacou Luciano Santos, Diretor Superintendente da CLN.
A utilização do serviço não terá custo adicional ao valor da tarifa de pedágio, e a segurança do sistema se dá pela criptografia dos dados do cartão do usuário.
“Essa iniciativa representa um marco importante na trajetória da CLN e demonstra o compromisso contínuo em atender as necessidades dos nossos usuários, que a partir de agora, poderão desfrutar de mais flexibilidade e facilidade ao se deslocarem pelo Litoral Norte”, conclui Luciano.