Evento acontece entre esta quarta-feira (2) e 9 de abril, no Cine Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira, em Salvador, em Cachoeira, no Cine Teatro Cachoeirano

A 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema será realizado entre esta quarta-feira (2) e 9 de abril, no Cine Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira, em Salvador, em Cachoeira, no recôncavo baiano.
Em Cachoeira, o evento acontece entre esta quarta e domingo (6), no Cine Teatro Cachoeirano. A programação completa está no site do evento.
Na abertura do Festival, terão duas sessoes gratuitas de filmes com temática indígena, lançados em um intervalo de 50 minutos: Iracema – Uma Transa Amazônica, dirigido por Jorge Bodanzky, lançado em 1974 e a Queda do Céu, documentário dirigido por Gabriela Carneiro Cunha e Eryk Rocha.
As sessões começam ás 20h desta quarta e são gratuitas. Os ingressos podem se retirados a partir das 18h na bilheteria do Cine Glauber Rocha.
Neste ano, mais de 110 filmes serão exibidos após uma curadoria realizada por Cláudio Marques, Marília Hughes, Adolfo Gomes, Gênesis Nascimento, Rafael Saraiva, Rafael Carvalho, João Paulo Barreto e Juh Almeida. As produções foram escolhidas entre os 1203 longas e curtas inscritos.
Destes, 62 filmes foram selecionados para as Competitivas Nacional, Baiana e Internacional. Com oito longas-metragens, a Competitiva Nacional traz apenas filmes inéditos na Bahia, sendo uma coprodução brasileira com a França e a Itália, e representantes do cinema produzido no Espírito Santos, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e São Paulo. A produção baiana marca presença com três dos 15 curtas selecionados.
Pela primeira vez, as premiações de longa-metragem Nacional e Baiana terão as categorias de melhor direção, roteiro, montagem, atuação, direção de arte, fotografia e som, além da tradicional escolha de melhor longa e melhor curta.
O júri oficial da mostra Nacional é formado por Ana Souza, gerente do departamento de programação do Sundance Festival; o roteirista e diretor Érico Rassi; e o ator Wilson Rabelo. Um júri especial do Canal Brasil também elegerá o Melhor Curta.
Com informações do Portal G1.