Projeto ganha nova edição em 2025, com oficinas, exposição itinerante e produções audiovisuais que valorizam a cultura afro-brasileira

O projeto Ondas do Saber, referência em educomunicação em Lauro de Freitas, abriu inscrições para sua nova edição “Pertencimento e Expressão”, voltada à formação de jovens quilombolas, de terreiros e estudantes da rede pública, com idades entre 14 e 29 anos. Para garantir uma vaga, é necessário acessar o site ondadosaber.com e se inscrever até o dia 17 de de outubro.
Além das atividades formativas, o projeto contará com uma exposição itinerante e 250 vagas em oficinas, estimulando a preservação da cultura afro-brasileira e a periférico.
Com foco na valorização dos saberes ancestrais, o Ondas do Saber vai atender entre 50 e 100 jovens em dois polos: o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) e o Terreiro Tupã Suriazala. Durante o projeto, os participantes terão acesso a curso de audiovisual e fotografia, culminando em mostra fotográfica e documentário ou outras produções audiovisuais, fortalecendo a autonomia e a expressão cultural.
A exposição itinerante, intitulada “A Importância da Preservação da Cultura Afro-Brasileira, de Matriz Africana e Quilombola”, amplia o alcance do projeto, com 250 vagas adicionais para oficinas, promovendo a difusão do conhecimento cultural e artístico entre novos públicos.
O Projeto Ondas do Saber: Pertencimento e Expressão é patrocinado pelo Banco do Nordeste, por meio do Governo Federal, e conta com apoio institucional da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte, além de parcerias com a Associação Tupã Suriazala e o CEEPTIC.