...

Portal UMBU

Onda de calor: saiba se a Bahia será atingida por fenômeno que provocará mudanças de temperatura em alguns estados do Brasil

Meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria explica atuais circunstâncias quais as condições atmosféricas previstas para o estado

Apesar da baixa temperatura provocada por uma frente fria, a previsão do tempo aponta para calor intensificado para esta semana no Brasil. O motivo é uma massa de ar extremamente quente se vai atingir o país.

Conforme divulgado pela Metsul Meteorologia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão entre os estados que sentirão os efeitos da chegada da onda de calor, podendo registrar temperaturas próximas de 40°.

Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins Piauí e Maranhão também serão afetados.

Em entrevista ao portal Umbu, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria explicou que o fenômeno deve afetar, principalmente, a parte das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país, mas que na Bahia, as temperaturas registradas nas últimas semanas devem se manter sem grandes variações.

“Do ponto de vista da Bahia, essas temperaturas estarão elevadas assim como já vem ocorrendo nas últimas semanas, diria até nos últimos meses, mas dentro do padrão de normalidade para essa época do ano no nosso estado. Nós não estamos dentro desse desse aviso de onda de calor. Ele está mais restrito a outras regiões do país”, disse.

Apontando a normalidade de altas temperaturas antes do período chuvoso em parte do estado, Cláudia Valéria citou a região oeste da Bahia, onde o período tem início na segunda quinzena de outubro e já tem registro de elevação na temperatura.

“No decorrer dessa semana, assim como nas semanas anteriores, as temperaturas máximas tem chegado a valores de até 41°, que foi o caso de Formosa do Rio Preto, quando tivemos, no dia 15, a temperatura de 41,4°, a máxima. Então esse cenário permanece no decorrer dessa semana com uma ligeira redução”, explicou.

A meteorologista destaca que, com uma intensificação dos ventos na Bahia, a temperatura tende a reduzir para 38º, o que ainda é considerado um número alto, apesar de ser comum neste período do ano, especialmente na região oeste, no Vale do São Francisco.

O quadro de calor intenso apresentado pela MetSul Meteorologia pode alcançar registros de até 45° em algumas regiões do país.

 Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo