...

Portal UMBU

Onda de calor deve afetar 199 cidades da Bahia até sexta-feira (29), segundo Inmet e pode ocasionar piora de doenças respiratórias

Pneumologista Dra. Larissa Voss lista cuidados durante período

Com um dos invernos mais quentes desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor, que estende por estados do Brasil desde antes do começo da primavera, deve se arrastar, pelo menos, até esta sexta-feira (29).

O calor deve ser sentido com intensidade, nesta quinta-feira (28), na Bahia, Na região Nordeste, o calor continuará persistindo. A previsão é de tempo quente e com baixa umidade, com possibilidade de chuvas passageiras em toda a faixa litorânea.

Em alerta divulgado pelo Inmet, há o indicativo de que 199 cidades baianas devam ser afetadas pela onda de calor, que devem apresentar umidade abaixo do ideal, oscilando entre 12% e 20%, segundo previsão.

A pneumologista Dra. Larissa Voss chama a atenção para o fato de que, com o cenário de calor e de baixa umidade do ar, pode haver uma piora dos sintomas de problemas respiratórios. Isso ocorre porque o tempo seco aumenta as ocorrências de pneumonia, demais infecções respiratórias, as crises de asma, rinite, bronquiolite nas crianças e as viroses.

“A condição do tempo seco tira a umidade das vias respiratórias. Como essas regiões ficam desidratadas, perdem a função de proteção. Com isso, o nariz, que é a nossa primeira defesa na via aérea, fica mais seco”, explica.

Em razão da umidade ser maior em regiões litorâneas, a pneumologista aponta que a sensação térmica não deve ser tão intensa em Salvador, quanto será em outras cidades.

“Temos uma condição peculiar do clima e em toda região litorânea do Brasil, onde temos bastante umidade, onde a diferença de temperatura não é tão alta, então sofremos muito menos com a questão da variação térmica, o que não acontece no interior do Estado e no interior do Brasil, de modo geral. Então, aqui em Salvador, esse impacto da onda de calor deve ser relativamente baixo, além do calorão que certamente vamos passar”, indica.

No entanto, mesmo diante deste quadro, é necessário adotar alguns cuidados, a exemplo do aumento da hidratação e evitar a realização de atividades físicas em ambientes abertos, principalmente no período entre 10h e 16h, onde existe uma maior concentração de poluentes e uma maior incidência de raios solares. “Além disso, é super importante fazer lavagem nasal com soro fisiológico para hidratar as narinas”, recomenda.

A recomendação da especialista é ainda mais importante para as pessoas que estão no interior do Estado. “É importante que essas pessoas tenham maiores cuidados com relação à isso, utilizando umidificadores de ambientes. Aqui em Salvador, frequentemente, recebo pacientes perguntando se é necessário umidificar o ambiente, e é importante ressaltar que aqui na cidade não temos problemas de umidade, e o umidificar pode, inclusive, precipitar o aparecimento de mofo, e pacientes com rinite, asma, podem piorar. Então, aqui em Salvador, na região litorânea, não é necessário. Mas, nas regiões mais afastadas do litoral, se deve usar os umidificadores”, aponta.

Também é recomendado evitar o uso do ar-condicionado por um longo período. “Ele pode ressecar as vias aéreas e piorar a rinite. Sei que é inevitável, diante do calorão, mas é importante tomar bastante cuidado”.

A atenção também deve ser maior entre as pessoas que já possuem problemas respiratórios como asma ou rinite. “É manter sua doença controlada, porque isso vai evitar a piora de sintomas”.

Quem também deve ter o cuidado redobrado, são as crianças e idosos, pois estão mais suscetíveis, uma vez que os mecanismos de defesa são mais frágeis. “Quando o ar está muito seco, desidratamos pela respiração. O idoso tem facilidade para desidratar e dificuldade de repor a água perdida”, alerta.

Na Bahia, as cidades mais afetadas pela onda do calor serão, segundo o Inmet:

Abaíra, Abaré, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Antônio Gonçalves, Aracatu, Baianópolis, Baixa Grande, Barra, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belo Campo, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canápolis, Canarana, Candiba, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Caturama, Central, Chorrochó, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Curaçá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Feira da Mata, Filadélfia, Formosa do Rio Preto, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Guajeru, Guanambi, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipirá, Ipupiara, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaeté, Itaguaçu da Bahia, Itiúba, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jeremoabo, João Dourado, Juazeiro, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedinho, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Marcionílio Souza, Matina, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Nordestina, Nova Fátima, Nova Redenção, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paulo Afonso, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Ponto Novo, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rodelas, Ruy Barbosa, Santaluz, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José do Jacuípe, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serrolândia, Sítio do Mato, Sobradinho, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tapiramutá, Tremedal, Uauá, Uibaí, Umburanas, Urandi, Utinga, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Wagner, Wanderley, Xique-Xique

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo