A doença, que ainda se espalha na África, foi classificada como uma emergência de saúde pública de interesse internacional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira (11), que irá convocar uma reunião do Comitê de Emergência na próxima semana para determinar se a mpox continua sendo uma crise de saúde global.
Segundo o Ministério da Saúde, a mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com: pessoas infectada pelo mpox vírus, materiais contaminados com o vírus, animais silvestes (roedores) infectados.
A doença, que ainda se espalha na África, foi classificada como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Até então, o país mais afetado é a República Democrática do Congo, seguido por Burundi e Uganda.
De acordo com a OMS, houve 46.794 casos confirmados e suspeitos em diversos países da África desde o início do ano. Também foi registrado 1.081 mortes durante o período.
Fonte: Metro 1