O trabalhador com dinheiro dentro de um centro de compras é igual a um peixinho dourado dentro de um aquário de tubarões
É isso mesmo! O brasileiro já gosta de cair em uma armadilha para perder o seu rico dinheirinho.
Assistindo o noticiário esta semana vi uma reportagem falando das promoções da Black Friday e uma cena me chamou a atenção: Uma loja anunciou panela de pressão por R$ 10,00. Eu não sei ao certo quanto custa uma panela e tampouco tenho condições de avaliar se era de qualidade ou não. O que sei é que a fila para entrar nessa loja já estava virando os quarteirões de tanta gente querendo comprar a tal panela e que, certamente, tinha um monte de gente ali que com certeza não precisava de uma panela nova.
Depois da reportagem, comecei a pensar sobre o assunto e tentar imaginar o que tinha por trás de uma promoção deste tipo. O que o lojista ganha e como ele ganha dinheiro vendendo produtos tão baratos assim?
Levando em conta tudo que vi e ouvi na vida ao longo dos anos, vou compartilhar com vocês o meu pensamento e torcer para que faça algum sentido para quem estiver lendo.
Em primeiro lugar, a panela, uma TV ou qualquer outro item que esteja sendo ofertado com preços muito abaixo do normal, nada mais são do que uma ISCA. Isso mesmo, uma isca para atrair o consumidor ao estabelecimento. Já falamos em outros textos que o trabalhador com dinheiro dentro de um centro de compras é igual a um peixinho dourado dentro de um aquário de tubarões.
Uma vez dentro da loja, os vendedores terão a oportunidade de usar todas a técnicas de venda para seduzir, convencer, estimular e fidelizar esse novo cliente e, com isso, garantindo que você, meu pequeno pote de ouro, acredite que teve a melhor experiência de consumo do mundo e que aquela loja sempre te trará algum tipo de vantagem ou conforto.
Se considerarmos apenas essa atração de cliente e formação de cadastro, já valeria e justificaria todo investimento do centro comercial. Agora, a dona da loja já sabe onde procurar o seu consumidor endinheirado e direcionar suas campanhas de marketing para um público específico.
Mas o ganho não é só aí. Alguém tem que pagar a diferença do preço do produto que foi ofertado com desconto. Sabe quem vai pagar? VOCÊ!
Como exposto há pouco, o item em promoção é só a isca. Só o chamariz! Mas observe que todos os itens que são ofertados sempre precisam trabalhar em conjunto com outros itens que não estão em promoção. Pelo contrário: neste período, esses itens normalmente apresentam um aumento de preço.
A panela de pressão. Esse é um item de cozinha e ao lado da pilha de ofertas estão expostos conjuntos de pratos, copos, taças, fogões e por aí vai. Mas nenhum deles está em oferta.
O mesmo raciocínio se aplica aos eletrônicos. Observe que ao lado da TV em promoção tem um home theater que irá completar a experiência de cinema em sua casa, assim como o cabo HDMI especial, que é outro que vai garantir uma melhor imagem e não sei o mais o quê, mas todos eles não estarão com nenhum desconto.
Gente, entendam que em um ambiente capitalista nada é à toa, nada é de graça e não tem problema nenhum em ser assim. Nenhum lojista ou empresário é ruim por traçar suas estratégias de venda, tudo isso faz parte do jogo e está tudo bem.
A ideia aqui é deixar a regra do jogo cada vez mais clara para o que faz a economia girar. Afinal, foi você quem trabalhou para receber como remuneração esse dinheiro e por esse motivo acredito ser justo explicar e deixar cada vez mais clara a regra deste jogo. Você precisa saber por onde está nadando, meu peixinho.
Uma vez explicado, cabe agora fazer a escolha. Você pode simplesmente ignorar esse texto e seguir as orientações das músicas ou comerciais colorido que sugerem o consumo total desta parcela do décimo ou reler essas orientações com atenção e ter um pouco mais de cuidado nas decisões de compra.
Pense um pouquinho e boa Black Friday.
OPINIÃO
O texto que você terminou de ler apresenta ideias e opiniões da pessoa autora da coluna, que as expressa a partir de sua visão de mundo e da interpretação de fatos e dados. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Umbu.
Mais uma vez um texto brilhante Adelmo! Claro e conciso. É claro que a época do ano nos remete a sonhos, que nos remete ao consumo. E como você coloca no texto, tá tudo certo, porém nós “consumidores” precisamos ter paciência e saber que talvez esta não seja a melhor época, mas ainda sim, adquirimos o bem termos em mente que em janeiro não teremos a parcela do 13° para nos ajudar no nosso planejamento e que começar o ano com as finanças equilibrada faz toda a diferença.
Boas escolhas para todos!
Muito bom , me fez lembrar do documentário Conspiração Comunista. Aborda a mesma situação.
Excelente avaliação, muito boa percepção a cerca da realidade! Parabéns, mais uma vez, Del!