...

Portal UMBU

Novembro das Artes Negras promove rodas de samba, espetáculos e mostra de filmes em Salvador; Confira programação

Todas as apresentações artísticas são abertas ao público e gratuitas

Grupo de samba de roda Raízes do Boqueirão | Foto: Divulgação

As atrações artísticas da 8ª edição do Novembro das Artes Negras, projeto da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB/SecultBA), seguem programação semanal – de 19 a 23 de novembro (quarta a domingo) -, com apresentações abertas ao público e gratuitas na capital baiana.

Espaços como o Colégio Renan Baleeiro, em Águas Claras; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), em Sussuarana e Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, estarão com espetáculos, roda de samba e mostra de filmes em Salvador.

Este ano o tema é”Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”, propondo um mergulho nas potências criativas dos quilombos rurais e também dos urbanos, territórios onde corpos pretos transformam ausência em presença, silêncio em palavra e opressão em linguagem estética. 

A propostas artísticas que integram a 8ª edição do Novembro das Artes Negras foram selecionadas por meio de edital elaborado com base na Lei nº 14.399/2022 (Lei PNAB), Decreto nº 11.740/2023 (Decreto PNAB), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Este ano o projeto conta com o apoio da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), do Coletivo Bahia Pela Paz de Águas Claras, do Quilombo Pitanga dos Palmares e do Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU).


PROGRAMAÇÃO SEMANAL NAN 2025

LOCAL: COLÉGIO RENAN BALEEIRO (ÁGUAS CLARAS)

Samba de Roda “Raízes do Boqueirão: Filhos de São Francisco do Paraguaçu”: O grupo de samba de roda “Raízes do Boqueirão: Filhos de São Francisco do Paraguaçu” promete uma apresentação musical dançante e potente, em valorização das raízes musicais do Recôncavo da Bahia. A apresentação incluirá música e dança, com canções, solo instrumental de viola, atabaque, pandeiro e a performance energizante das sambadeiras, todos artistas quilombolas originários (as) do território São Francisco do Paraguaçu. 

Quando: 19 de novembro (quarta-feira) 

Horário: 18h30 

LOCAL: CENTRO DE DIREITOS HUMANOS FRANCO PELLEGRINI (CEDHU/SUSSUARANA)

Kilombo do Circo Cumbuca: Kilombo do Circo Cumbuca é um espetáculo coletivo que reúne artistas negros, indígenas e aliados em retomada para criar um território de celebração, resistência e encantamento. Inspirado na força dos quilombos e no sentido comunitário da cumbuca — partilha, alimento e coletividade — o espetáculo transforma o picadeiro em espaço de memória viva, crítica e liberdade. Conduzido pela irreverente Palhaça Kuia, mestra de cerimônias que mistura humor, poesia e denúncia, o Kilombo do Circo Cumbuca apresenta números que atravessam técnicas circenses, dança, teatro e performance, afirmando o corpo como espaço político e ancestral.  

Quando: 22 de novembro (sábado) 

Horário: 16h 

Mostra de Samba de Roda (Jedjane Mirtes)

Quando: 22 de novembro (sábado) 

Horário: 17h30 

Espetáculo “Vovô”: “Vovô” é um espetáculo teatral que explora as relações familiares pretas, com foco na figura do avô. Dirigido por Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum, a peça nasceu de relatos pessoais e faz um resgate da memória íntima e ancestral. O projeto iniciou sua trajetória no ambiente virtual em 2021, foi adaptado para o palco em 2022 e já circulou por diversos espaços em palcos tradicionais e, de forma significativa, em comunidades e terreiros de candomblé na Bahia. 

Quando: 22 de novembro (sábado) 

Horário: 19h 

Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana + Grupo de Samba MAVAN e ILÊ: O cortejo é formado por grupos de jovens, estudantes, poetas, capoeiristas, religiosos, músicos, dançarinos e todos e todas que defendem a vida, a paz, a afirmação e o respeito às diferenças, principalmente em defesa da vida de jovens negros, vítimas constantes de todo tipo de preconceito. 

Quando: 23 de novembro (domingo) 

Horário: 9h30 às 12h | 13h

TELA NEGRA MOSTRA DE FILMES – DIMAS

Período de realização: 19 a 22 de novembro de 2025

Local: Sala de Cinema Walter da Silveira, Barris

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

IJÓ DUDU, MEMÓRIAS DA DANÇA NEGRA NA BAHIA   

Direção: José Carlos Arandiba “Zebrinha”       

Quando: 19 de novembro (quarta-feira) 

Horário: 16h e 19h

Black Rio, Black Power

Direção: Emilio Domingos

Quando: 20 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 16h

Saberes Quilombolas     

Direção: Plinio Gomes      

Quando: 21 de novembro (sexta-feira) 

Horário: 16h e 19h 

Cabeça de Nego   

Direção: Déo Cardoso                  

Quando: 22 de novembro (sábado) 

Horário: 16h e 19h 

SERVIÇO

Novembro das Artes Negras – Programação artística semanal

Quando: De 19 a 23 de novembro de 2025

Onde: Salvador | Colégio Renan Baleeiro, em Águas Claras; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), em Sussuarana; Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris

Quanto: Gratuito

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo