Com o tema “Intelectuais Negros na Bahia”, episódios da temporada estão sendo gravados na sede do Bloco Ilê Aiyê e tem estreia em 1º de novembro
A nova temporada do Umbu Podcast já começou a ser gravada na última sexta-feira (6). Com o tema “Intelectuais Negros na Bahia”, os episódios desta temporada estão sendo gravados na Senzala do Barro Preto, sede do Bloco Ilê Aiyê, no bairro do Curuzu.
Abordando a presença de pessoas negras na academia e na sociedade, as as apresentadoras do podcast, Camilla França e Mirtes Santa Rosa, dialogaram, no primeiro episódio, com a professora do IFBA e idealizadora da plataforma literária Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento e o poeta e professor, Jorge Augusto. Já no segundo episódio, o entrevistado foi o historiador e músico, Fabrício Mota.
Para a professora Dayse Sacramento, o programa ressalta a existência das produções intelectuais. “A participação numa atividade como essa, em uma tarde recheada de temas que são importantíssimos para nós, pessoas negras. Sobretudo, a respeito da nossa intelectualidade, das nossas formas de enxergar o mundo que são muito complexas e diferentes, e poder conversar com o colega Jorge Augusto, com Mirtes e Camilla”, disse.
Já conversa com o professor Fabrício Mota, o assunto girou em torno da intelectualidade na música. Produtor musical do grupo IFÁ, Fabrício dividiu suas vivências musicais e acadêmicas com as apresentadoras do Umbu Podcast.
“A IFÁ é uma banda de música instrumental que trabalha com mistura de afrobeat, samba Jazz, rock e funk, com a música negra da diáspora. Eu também sou pesquisador, tenho trabalhado com pesquisa sobre música, na Atlântico Negro trabalho com o universo audiovisual, mas também com uma pesquisa acadêmica em curso”, disse.
Autor do livro “Guerreir@s do Terceiro Mundo – Identidades negras na música reggae da Bahia”, da coleção Sons da Bahia, publicada pela editora Pinauna, Mota ressalta a importância de multiplicar mensagens de autoestima, de fortalecimento e que ajudem “a gente a pensar com mais integridade sobre o legado que as populações negras tem deixado no mundo contemporâneo”.
Para o docente do Instituto Federal baiano (IFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jorge Augusto, a conversa no podcast foi “leve, forte, sério” e “tocou em questões importantes sobre o papel do intelectual negro hoje e, assim, eu acho que deu para debater coisas importantes”. O professor, pesquisador, poeta e intelectual costuma publicar trabalhos nas redes sociais profissionais no perfil @jorgeaugusto_arquivopessoal.
A nova temporada do Umbu Podcast estreia no dia 1º de novembro, nas plataformas de streaming de áudio e agregadores de conteúdo. Acompanhe em:
Instagram: @umbu_comunicacao
Spotify: Umbu Podcast
Youtube: Umbu Podcast
Site: www.portalumbu.com.br