...

Portal UMBU

NEOJIBA Conecta, com músicos da África e da América Latina, será encerrado com grande concerto neste domingo

Foto: Matheus dos Anjos

O NEOJIBA Conecta, que trouxe a Salvador 30 jovens músicos da África e da América Latina, será encerrado neste domingo (28) com um grande concerto, às 17h, no Teatro Salesiano, em Nazaré. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

A Orquestra NEOJIBA Conecta, criada especialmente para a apresentação, será regida por Ricardo Castro, diretor-geral do programa. Além dos músicos visitantes da Colômbia, Peru, Equador, Chile, Angola e Moçambique, a orquestra terá 52 integrantes do NEOJIBA. 

O público poderá ver de perto toda a potência e beleza desse encontro entre artistas do Sul Global. Os músicos apresentarão o prelúdio de “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Wagner, além de obras vibrantes de compositores latino-americanos, como “Sensemayá”, do mexicano Silvestre Revueltas,  “Sonhos percutidos”, do baiano Wellington Gomes, e “Huapango”, do também mexicano José Pablo Moncayo. 

O concerto encerra uma série de atividades que aconteceram nesta primeira edição do NEOJIBA Conecta, projeto inédito do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), criado para fomentar um espaço de diálogo e troca cultural entre jovens artistas do Sul Global, fortalecendo laços e promovendo a compreensão mútua. 

Os jovens músicos chegaram a Salvador no dia 15 de julho e participaram de uma série de masterclasses, ensaios colaborativos e visitas aos núcleos do NEOJIBA. Eles deram aulas aos integrantes do programa e viveram na prática o maior lema do NEOJIBA, o “Aprende quem Ensina”. “Nós partilhamos coisas, aprendemos e ensinamos. São culturas diferentes, atmosferas diferentes, então tem sempre algo novo a compartilhar. Foi uma experiência ótima”, contou a violinista angolana Teresa Balanga. 

O IDSM planeja manter e expandir o NEOJIBA Conecta nos próximos anos. “Este projeto não apenas celebra as riquezas culturais dos participantes, mas também se estabelece como um pilar essencial para a promoção da paz e da integração entre os povos”, conta Ricardo Castro.

Serviço

Concerto de Encerramento

Com a Orquestra NEOJIBA Conecta, sob regência de Ricardo Castro

Dia 28/7, às 17h

Teatro Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 347 – Nazaré)

Entrada Gratuita

Sobre o programa NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo