As atividades incluem contação de histórias com Vovó Cici e debate sobre a relação entre arte, cultura e educação na comunidade surda e a cidade de Salvador

Durante o mês de abril, a Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado vão abordar, por meio do programa educativo, as “Narrativas visuais de Salvador”. Na programação, as atividades passeiam entre o patrimônio e as manifestações culturais de Salvador, um território de diversidade que proporciona uma experiência imersiva, além de conectar arte, cultura e educação. O acesso às atividades é gratuito nos dois espaços. Confira a programação completa abaixo.
Nesta sexta-feira (04/04), às 15h, na Casa das Histórias de Salvador, acontece a oficina Patrimônio Cultural em Colagens, com Rauenna Lima, na qual os participantes vão explorar a técnica de colagem manual a partir de imagens dos diferentes patrimônios culturais de Salvador, com o intuito de sensibilizar o público a materializar suas compreensões e reflexões sobre a história da cidade.
A partir deste mês, o cineclube acontece em parceria com o projeto Salcine, com o objetivo de provocar reflexão e troca de experiências através do cinema, além de fomentar produções locais. Na quarta-feira (09/04), às 14h, no Auditório Makota Valdina, acontece a apresentação do documentário “Retalhos – A Memória Viva de Saramandaia”. A obra, dirigida por Lúcio Lima, explora as memórias afetivas e a riqueza cultural do bairro periférico de Saramandaia, em Salvador. O filme propõe uma desconstrução da visão marginalizada sobre o bairro, destacando histórias de luta, resistência e conquistas de seus moradores. Após a exibição, haverá um bate-papo sobre a produção com convidados.
Já no dia 10/04, quinta-feira, às 15h, acontece mais uma edição do Projeto Sóró* – Contando e Ouvindo Histórias, que receberá a contadora de histórias afro-brasileira Ebomi Cici de Oxalá, também conhecida como Vovó Cici. A atividade acontecerá na CHS e é destinada ao público geral. De origem yorubá, a palavra Sòrò, na língua portuguesa, quer dizer “falar”. Dessa forma, o objetivo desta ação é a contação de histórias que, de forma lúdica, venham compartilhar conhecimentos, saberes e narrativas, bem como estimular a imaginação e o exercício da escuta.
Na quarta-feira 16/04, às 10h e 15h, será realizado o jogo de Apreciação e Ateliê Ecos Malês em Mim, na CHS, com o objetivo de proporcionar, através do jogo, uma experiência imersiva na observação e apreciação das obras que compõem a exposição Ecos Malês, além de estimular a reflexão e a compreensão das produções artísticas e convidar os visitantes ao questionamento sobre o que está presente na mostra.
Para finalizar a programação, na terça-feira (29/04), às 15h, no Auditório Makota Valdina, acontecerá uma roda de conversa sobre o Dia Nacional da Educação de Surdos, junto com a Dê um Sinal, empresa de assessoria especializada em inclusão e diversidade, e o Rua Sinalizada, coletivo artístico que atua em favor da acessibilidade na cidade. A atividade tem como proposta apresentar um debate sobre a relação entre arte, cultura e educação na comunidade surda e na cidade de Salvador.
Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
As quintas-feiras do mês de março (03, 10 e 17/04) são reservadas para as visitas “Acessibilidade, Diversidade e Inclusão”, voltadas a grupos de pessoas neurodivergentes, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros. Para esta atividade é necessário a realização de agendamento prévio. Para a Galeria Mercado (Clique aqui) e para a Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui).
Equipamentos Culturais
A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
Confira a programação completa para o mês de abril:
Atividade: Oficina – Patrimônio Cultural em Colagens com Rauenna Lima
04/04 – sexta-feira
Horário: 15h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador
Atividade: Visita Temática – Jogos Lúdicos
08 e 15/04 – terça-feira
Horário: 10h às 11h / 15h às 16h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Atividade: Cineclube – Exibição do documentário “Retalhos – A Memória Viva de Saramandaia”, com bate-papo após a exibição
09/04 – quarta-feira
Horário: 14h
Público: Geral
Onde: Auditório Makota Valdina – Arquivo Público de Salvador
Atividade: Projeto Sòró – Contando e Ouvindo Histórias – Vó Cici
10/04 – quinta-feira
Horário: 15h
Público:Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador
Atividade: Jogo de Apreciação e Ateliê Ecos Malês em mim
16/04 – quarta-feira
Horário: 10h às 11h / 15h às 16h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador
Atividade: Roda de Conversa – Dia Nacional da Educação de Surdos com Dê um Sinal e Rua Sinalizada
29/04 – terça-feira
Horário: 15h
Público: Geral
Onde: Auditório Makota Valdina – Arquivo Público de Salvador
Atividade: Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
03, 10 e 17/04 – quinta-feira
Horário: Mediante agendamento
Público: Neurodivergente, TEA e outros
Onde: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Agendamento:
Galeria Mercado (Clique aqui)
Casa das Histórias de Salvador (Clique aqui)
SERVIÇO
Atividades Educativas da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Acesso gratuito para as atividades nos dois equipamentos
Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla
Funcionamento:
Casa das Histórias de Salvador: Terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 10h às 17h, e entrada sempre até às 16h
Galeria Mercado: Terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30, e aos domingos e feriados, acesso de 9h às 14h, com última entrada até às 13h30
Endereço:
Casa das Histórias de Salvador: Rua da Bélgica, 2 – Comércio
Galeria Mercado: (Subsolo do Mercado Modelo) – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio