...

Portal UMBU

Narrativas literárias negras e fenômeno do Tiktok ganham destaque na 4ª Festa Literária Arte e Identidade neste sábado (21)

Com acesso gratuito, roda de conversa sobre literatura, representatividade e BookTok acontece neste sábado no Largo Tereza Batista

Os criadores de conteúdos literários Roberta Gurriti, Camila Apresentação, e Ivan Neto comandam o bate-papo | Fotos: Divulgação

“Novos Olhares: BookTok e as narrativas negras na literatura jovem” é uma das rodas de conversa mais esperadas na 4ª Festa Literária Arte e Identidade, que começou nesta quinta-feira (19) e segue até sábado (21) em espaços culturais do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A atividade está marcada para sábado (21), 14h, no Espaço Juventudes (Largo Tereza Batista) e vai abordar como a busca por novas narrativas têm moldado o universo literário a partir das comunidades no TikTok.

A atividade reunirá criadores de conteúdos literários, como a jurista e pesquisadora Camilla Apresentação (@pretaletrada ), a escritora e comunicadora Roberta Gurriti (@thegurriti ) e o jornalista Ivan Neto (@literaneto ). Com mediação da publicitária e sócia da Umbu Comunicação, Mirtes Santa Rosa, o debate surge da popularização do hábito da leitura e compartilhamento de experiências na internet tem ganhado espaço em comunidades nas redes sociais, sobretudo no TikTok.

“Ter escritores falando sobre literatura na internet é fundamental para formação de novos leitores que, muitas vezes, buscam identificação nas redes sociais. Então ter Camilla Anunciação, Roberta Gurriti e Ivan Neto dialogando sobre narrativas negras para um público jovem e a relação disso com o Tiktok é muito importante para a juventude de nosso país”, comentou Santa Rosa.

Em um fenômeno mundial conhecido pela hashtag #BookTok, esses espaços virtuais reúnem jovens leitores e criadores de conteúdo, também chamados de booktokers, que desejam trocar vivências sobre o universo literário com resenhas, discussões e dicas. Entre os movimentos fomentados por essa comunidade, a busca por mais obras e protagonistas negros têm mostrado que a literatura negra simboliza um espaço de pertencimento para os jovens, ampliando discussões sobre a representatividade no mercado editorial.

Com o intuito de democratizar o acesso ao evento, serão disponibilizados recursos de acessibilidade, como intérpretes de libras e audiodescrição, além de comodidade e segurança para pessoas portadoras de deficiência e/ou mobilidade reduzida. Algumas atividades também serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube – Festa Literária Arte e Identidade. A programação completa pode ser conferida no site www.arteeidentidade.com.br.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:

O quê: Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – Arte e Identidade

Quando: 19 a 21 de de setembro

Onde:  Espaços culturais do Pelourinho – Centro Histórico

Programação completa:  https://www.arteeidentidade.com.br/

Entrada Franca

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo