...

Portal UMBU

Programa Mulheres Mil oferta mais de 28 mil vagas em 2025

Mulheres Mil oferta mais de 28,9 mil vagas em 2025
Foto: Divulgação

Foi divulgado, nesta sexta-feira (16) o resultado da nova pactuação de vagas do Mulheres Mil para o ano de 2025. No total, são mais de 28,9 mil vagas distribuídas em todas as regiões do Brasil para a qualificação profissional gratuita de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa é executado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). 

No estado da Bahia são ofertadas 760 vagas, distribuídas entre oito cidades: Alagoinhas, Guanambi, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Salinas da Margarida, Salvador, Santa Inês e Valença.

A nova linha de fomento tem um investimento de R$ 53,6 milhões do MEC e contemplará 46 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades e o Colégio Pedro II), além de mais 20 secretarias das redes estaduais. As novas vagas estarão disponíveis no Painel de Oportunidades e nos canais oficiais das instituições ofertantes.  

Perfil

Para participar, é necessário ter mais de 16 anos de idade e estar em situação de vulnerabilidade e risco social, incluindo vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, residentes em áreas com infraestrutura deficitária.  

As estudantes selecionadas recebem auxílio para transporte e alimentação para estudarem e concluírem uma formação profissional voltada ao mercado de trabalho, aumentando, assim, sua autonomia financeira e possibilitando o fim de ciclos familiares de violência. 

As capacitações do Mulheres Mil são em diversas áreas, como alimentos, turismo, administração, hotelaria, agricultura, tecnologia da informação, artesanato, beleza, entre outras. 

Balanço

Em 2023 e 2024, a iniciativa já disponibilizou mais de 79,5 mil vagas em 527 municípios brasileiros, com um investimento total de R$127 milhões do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A pactuação anterior do programa ainda está em andamento, com oferta de cursos de qualificação profissional até outubro deste ano. 

Mulheres Mil

O programa é uma iniciativa do Governo Federal, retomado em 2023, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade visando sua reinserção educacional, social e produtiva na sociedade. Seu objetivo é enfrentar as desigualdades de gênero a partir de recortes como classe, raça, etnia, orientação sexual, entre outros. 

As informações são da Agência Gov

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo