Evento faz parte da agenda coletiva da 11ª edição do Julho das Pretas, iniciativa do Instituto Odara
Nesta terça-feira (25), a partir das 14h, o Movimento de Mulheres Negras da Bahia se reúne no centro de Salvador para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. A concentração acontece na Praça da Piedade, com saída em direção à Praça Terreiro de Jesus.
A marcha, que faz parte da programação da 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrados no dia 25 de Julho.
Na ocasião será realizada uma ocupação poética com microfone aberto para mulheres negras que queiram recitar poesias ou realizar performances artísticas. A partir das 15h, o grupo seguirá pela Avenida Sete de Setembro com suas vozes, faixas e cartazes, reivindicando as pautas que são urgentes para o movimento.
A Marcha das Mulheres Negras da Bahia no 25 de Julho acontece anualmente desde 2014, articulada por organizações e coletivos de mulheres negras de diversas regiões do estado. É o segundo ano do evento desde a pandemia, que impediu a realização da marcha nos anos de 2020 e 2021.
Julho das Pretas
Criado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade brasileira.
Confira a programação: