Atividades vão ocorrer em Salvador, entre os dias 22 a 24 de abril, e tem inscrições abertas até 15 de março

Estão abertas as inscrições para o mercado de negócios de audiovisual da 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MercaMimb). O ambiente é o primeiro do segmento voltado para criadores negros e negras na Bahia.
As atividades vão ocorrer em Salvador, entre os dias 22 a 24 de abril. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário online até o dia 15 de março. O regulamento pode ser consultado no site da MercaMimb.
Serão selecionados 20 projetos, sendo 10 para participar das rodadas de negócios e 10 para apresentações de pitchings, podendo o mesmo projeto ser selecionado nos dois espaços. A intenção é colaborar para um reposicionamento do olhar mercadológico dos investidores e patrocinadores.
Em sua 5º edição, a Mostra Itinerante vai exibir mais de 60 obras de cineastas negros de diversos países, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema em Salvador. A mostra também inclui ações virtuais para todo o país e uma ação na cidade de São Paulo.
O evento visa aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros de players e plataformas do segmento, entre eles, canais de TV, distribuidoras, programadoras, co-produtoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional.
Além disso, há duas premiações de R$ 2.500,00 disponíveis através do “Projeto Paradiso” para produções do gênero animação e ficção. Outras duas premiações devem ser anunciadas em breve.
“É necessário que as narrativas audiovisuais atuais realmente sejam a narrativa do seu povo dentro de sua diversidade e riqueza, e já vemos que, quando isso acontece, os resultados também comerciais aparecem, sejam em telenovelas como “Vai Na Fé” ou em filmes como o “O Pai Ó 2″, dirigido por Viviane Ferreira, que chegou a ser a maior bilheteria do Nordeste em 2023”, afirma a coordenadora das ações de negócios, Claudia Gonçalves.
O MercaMimb tem patrocínio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, através do Programa SalCine e conta com a parceria do Projeto Paradiso, através do programa Paradiso Multiplica.
A Mimb é coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde direção e fotografia até produção executiva e curadoria. O projeto é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio da Dow Brasil e realização do Ministério da Cultura e Rosários Produções Artísticas.


