Cantor passou mal na manhã desta quarta-feira (19), e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo

O cantor Chrystian, da dupla sertaneja “Chrystian e Ralf”, morreu aos 67 anos na noite desta quarta-feira (19) após ser internado no Hospital Samaritano, em São Paulo. O artista foi internado após uma parada cardiorrespiratória pela manhã, em casa, na Serra da Cantareira (SP).
Chrystian foi diagnosticado com um rim policístico – distúrbio no qual cistos se desenvolvem nos órgãos – e internado em fevereiro deste ano para realizar um transplante de rim, que seria doado pela esposa, Key Vieira.
No entanto, a cirurgia foi adiada após surgirem imprevistos nos exames pré-operatórios. De acordo com a equipe médica, o cantor estava com o coração fraco.
Nascido José Pereira da Silva Neto, em Goiânia (GO), em 3 de novembro de 1956, Chrystian iniciou a carreira ainda na infância, se apresentando em um clube e com o nome artístico de Zezinho. Com o sucesso na cidade, o cantor ganhou um programa de TV chamado “Pinguinho de Gente” antes de se lançar no sertanejo com o irmão Ralf Richardson da Silva, o Ralf.
Chrystian e o irmão foram tentar a carreira em São Paulo, onde enfrentaram dificuldades, precisando pegar sobras de arroz, feijão na zona cerealista, no bairro do Brás. A oportunidade de cantar na TV chegou num programa de Vicente Leporace, o que garantiu um contrato para a dupla que gravou em português e inglês, sob os nomes de “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”.
Em 1973, Chrystian emplacou um grande sucesso com a gravação “Don’t Say Goodbye”, que estava na trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”, da TV Globo. À época, segundo a biografia do cantor, ele era obrigado pelas gravadoras a cantar em inglês.
Em 1983, os irmãos se voltam para o sertanejo com o álbum “Quebradas da Noite”, que tinha 12 faixas de regravações e foi sucesso de vendas, alcançando o disco de ouro. Ainda na década de 1980, a dupla gravou a canção “Amargurado”, ao lado de Tião Carreiro. Eles também conseguiram pela primeira vez o disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”, impulsionado pelo hit “Chora Peito”.
Em 1988, os irmãos foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e fizeram turnê pelos Estados Unidos. Já na década de 1990, Chrystian e Ralf rodaram o Brasil para comemorar os 10 anos de carreira. Em 1996, gravaram a canção “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol. A música foi tema da novela “O Rei do Gado” e sucesso no Brasil e na Europa.
Ao longo da carreira, a dupla lançou 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva aconteceu em 2021, quando Chrystian e Ralf seguiram carreira solo.
Após a separação, Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.
Com informações de CNN Brasil e G1.