Autodidata, Figura se tornou popular na arte performática por desfilar seus trajes pelas ruas de Salvador
Faleceu, neste domingo (26), o artista plástico Jayme Figura, aos 64 anos, em Salvador. Reconhecido por sua atuação como poeta, músico e desenhista, Jayme Figura se tornou personagem do folclore urbano da capital baiana por desfilar seus trajes feitos de materiais variados em combinações inusitadas como ferro, tecido e couro.
Nascido em Cruz das Almas, Figura era autodidata e iniciou a carreira nas artes nos anos 1980, tornando-se sinônimo de arte performática e irreverência em todo Brasil. Território tradicionalmente ocupado por Jayme, o Centro Histórico perde uma de suas personas mais representativas e simbólicas.
Conforme informações do portal g1, Leonel Mattos, amigo de Figura e artista plástico, disse que Jayme passou mal três dias antes de falecer, mas foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No domingo, ele voltou a se sentir mal, mas não resistiu. A causa da morte não foi divulgada.
Não há informações sobre velório e sepultamento.
Na internet, autoridades e figuras públicas lamentaram a morte do artista plástico, como o governador Jerônimo Rodrigues:
A cultura baiana despede-se hoje do artista plástico, músico, poeta e desenhista Jayme Figura, personalidade que ficou marcada por sua arte e por andar pelas ruas do Pelourinho com armaduras e máscaras estilizadas. Que Deus conforte os corações dos amigos e familiares! pic.twitter.com/u5tz726e4I
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) November 26, 2023
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, recordou a relevância do trabalho de Jayme:
Que notícia triste nesse domingo! Perdemos o grande artista Jayme Figura hoje. Ele é um dos símbolos do coração da nossa cidade e com sua arte e irreverência levou nossa cultura pro mundo! Que Deus conforte seus amigos e familiares nesse momento de profundar dor!
— Bruno Reis (@brunoreisba) November 26, 2023
Na plataforma X, antigo Twitter, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, comentou sua participação na história da capital baiana:
Soube com tristeza do falecimento do artista plástico e poeta Jayme Figura, o Homem de Lata, que marcou a história de Salvador com a magia de sua arte. pic.twitter.com/L7UyQNjSkJ
— Bruno Monteiro (@brunogmonteiro) November 26, 2023
Já Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), falou sobre a singularidade, genialidade artística e sua marca na cena cultural de Salvador. No Instagram, ele postou uma foto relembrando a transgressão do escultor:
Foto: Leonel Matos/Acervo pessoal