...

Portal UMBU

Morre, aos 95 anos, o fotojornalista baiano Anízio Circuncisão de Carvalho

Foto: Fábio Marconi

Morreu nesta sexta-feira (12), em Salvador, aos 95 anos, o renomado fotojornalista baiano Anízio Circuncisão de Carvalho. A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas no Estado da Bahia (Sinjorba), Anízio sofreu uma queda em casa e precisou ser internado no Hospital de Brotas após desenvolver um quadro de infecção cuja origem não foi identificada.

Trajetória

Nascido em 23 de fevereiro de 1930, em Conceição da Feira (BA), Anízio “Zico” construiu uma trajetória de superação e talento. Aos 14 anos, mudou-se para Salvador, onde começou no ofício fotográfico na casa da família de Leão Rozemberg, iniciante laboratório que lhe abriu a porta para uma carreira brilhante.

Em 1957, ingressou profissionalmente no extinto Jornal da Bahia, tornando-se, em pouco tempo, repórter fotográfico e um nome referência.

Sua lente registrou os episódios mais marcantes da história baiana e brasileira: o período da ditadura, protestos e campanhas políticas, festividades populares, manifestações religiosas, o incêndio da Feira de Água de Meninos, o Mercado Modelo, além de cenas do cotidiano que revelam a alma cultural da Bahia.

Um dos registros mais marcantes de sua carreira foi o da Rainha Elizabeth II durante sua visita ao Brasil, em 1968. A imagem, apelidada de “joelho imperial”, se tornou símbolo de sua sagacidade e sensibilidade, projetando seu nome nacionalmente.

Seu legado inclui mais de seis mil negativos e um valioso acervo de equipamentos históricos, entre eles câmeras clássicas como a Rolleiflex e a Speed Graphic, além de ampliadores e tanques de revelação.

“É com imensa tristeza que a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) comunica o falecimento de Anízio Circuncisão de Carvalho (95), símbolo do fotojornalismo baiano, nesta sexta-feira (12). Figura admirada e inspiração para gerações, Anízio deixa um legado inestimável à memória visual do nosso estado e do país”, destacou a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) em comunicado.

“Tantas imagens não são apenas registros; são narrativas visuais que carregam a potência da simplicidade e do afeto, revelando a fé, força e ancestralidade do povo baiano”, ressaltou a ABI.

Anízio deixa a esposa, Terezinha, com quem foi casado por 69 anos, e seis filhos: Iguatemi, Itamar, Juarez, Jussara, Jucivalda e Jucimara. De um relacionamento anterior, era pai de Francisco, o único dos filhos que seguiu sua trajetória na fotografia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo