...

Portal UMBU

Moisés Frutuoso explica a importância da independência para os escravizados no período do 2 de julho

Momento também destacou a relevância das regiões do interior dos estado

No 5º episidódio do Umbu podcast, da temporada especial em homenagem ao bicentenário do 2 de julho, Camilla França e Mirtes Santa Rosa trazem como convidado Moisés Frutuoso, doutor em história social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), para falar sobre a importância das cidades do interior do estado nos acontecimentos.

Duante o bate-papo, ele conta que as pessoas envolvidas nas mobilizações não tinham noção do que seguir.

“Eles não sabiam se seria mais interessante continuar ao lado de um português, ou se deveriam apoiar um projeto que estava vindo do Rio de Janeiro, que eles não sabiam se seria interessante ou não. Então o povo que acreditou nesse projeto e lutou por ele enviando soldados, contribuições financeiras, pólvora, tecido”, explica Moisés.

Além disso, ele conta que as movimentações foram importantes para aqueles que viviam como escravos, uma vez que a luta destacou o sentimento de antilusitanismo.

“Muitos soldados observaram naquele momento uma oportunidade para alcançar a sua liberdade. Eu estou falando de soldados negros e escravizados, porque tem um observador francês que notou que, enquanto os brancos estavam desunidos, era um momento em que a população negra poderia lutar pela sua liberdade e a palavra liberdade no país de escravizados é uma palavra muito perigosa. E naquele momento todos estavam falando disso, estavam falando que a ideia era lutar contra a tirania portuguesa sobre o Brasil daquele momento. Se falava assim de libertar o Brasil”, revela.

Confira o episódio completo aqui:

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo